O DESEMPENHO ECONÔMICO DA MESORREGIÃO NORTE CENTRAL PARANAENSE

UM ENFOQUE SOB A ECONOMIA ESPACIAL

Autores

  • Daiane Alves Rodrigues

Palavras-chave:

CRESCIMENTO ECONÔMICO, ECONOMIA REGIONAL, LOCALIZAÇÃO., ECONOMIA PARANAENSE, ECONOMIA ESPACIAL

Resumo

Esta pesquisa analisou o desempenho econômico da mesorregião do Norte Central Paranaense no período de 1999 á 2010, sob o enfoque da economia espacial. O conjunto das microrregiões pertencentes à está mesorregião possui características similares, porém apresentaram dinâmicas diferentes em suas atividades produtivas. A despeito do crescimento econômico na mesorregião em questão, o setor de secundário e terciário apresentaram grande desempenho no período, já o setor primário revelou um crescimento de pouca expressão. Utilizou-se como metodologia uma pesquisa analítica a partir, fundamentalmente, de dados secundários coletados do IBGE e IPARDES. Levantou-se o VAB dos setores primário, secundário e terciário para verificar o desempenho da mesorregião de 1999 á 2010 calculando a taxa de crescimento geométrico. As microrregiões com crescimento expressivo do VAB no período tem como similaridade a proximidade à grandes aglomerações (no caso Londrina e Maringá) que irradiam efeitos de atração para estas localidades, reforçada pela teoria dos pólos de Perroux.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Alves Rodrigues

Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio – UNIOESTE, Universidade do Oeste do Paraná. Especialização em Controladoria e Finanças - PUC Pontifícia Universidade Católica - Campus Londrina, Bacharelado em Ciências Econômicas - Faculdade Estadual Ciências Econômicas de Apucarana. Docente Faculdade Catuaí - Vínculo: Celestista; Área de Atuação: Administração (Macroeconomia e ambiente empresarial). Docente Unespar - Universidade Estadual do Paraná - Vínculo: Professor Colaborador. Área Atuação: Economia, Administração e Turismo (Formação Econômica do Brasil, História Econômica Geral e Economia do Turismo).

Downloads

Publicado

2017-10-17

Como Citar

Rodrigues, D. A. (2017). O DESEMPENHO ECONÔMICO DA MESORREGIÃO NORTE CENTRAL PARANAENSE: UM ENFOQUE SOB A ECONOMIA ESPACIAL. Revista Vianna Sapiens, 5(2), 24. Recuperado de https://viannasapiens.com.br/revista/article/view/132

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)