Automação do processo de produção de uma cerâmica:

estudo de Exemplo como fonte produtiva de ideias

Palavras-chave: Automação; Produção; Processo; Cerâmica; Redução de Custos.

Resumo

Resumo: Esse estudo analisa o processo de automação de uma cerâmica, com a finalidade descrever como a automação pode contribuir na melhoria dos processos produtivos e na redução de custos. Em termos metodológicos, este estudo tem caráter descritivo e emprega o método de Estudo de Exemplo como fonte produtiva de ideias, para tal, foi realizada visita às instalações da empresa e coleta de dados com os gestores, aferindo assim, variáveis qualitativas de caráter nominal. É comprovado que automatizar processos produtivos requer elevado investimento, mas em contra partida é uma forma de redução de custos, pois proporciona: diminuição no tempo de produção, melhoria da qualidade do produto, menor intervenção humana o que reduz a quebra de produto e a insalubridade do trabalhador, diminuição do quadro de funcionários e assim redução de custos com a folha de pagamento e processos trabalhistas, eliminação de gargalos pela supressão de tarefas manuais, redução no desperdício de matéria-prima em relação ao produto final, otimização de espaços, redução do estoque e resposta rápida às solicitações do mercado, além de utilização de combustível mais barato, com redução na demanda de energia térmica e diminuição das emissões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Costa

Doutora em Administração pela Universidad de la Empresa (UDE). Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Pós-graduada em Comunicação Empresarial e em Marketing. Publicitária e Administradora. Professora de Comunicação e Marketing no Centro Universitário Max Planck e no Centro Universitário de Jaguariúna - UNIFAJ. Especialista em Regulação Externa da Universidade Positivo (UP)

Regiane Cardoso Oliveira

Especialista em Engenharia da Produção pelo Centro Universitário Internacional – UNITER e Administradora. Professora de Administração da Produção na Graduação FAESB - Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara. 

Publicado
2018-12-21
Como Citar
Costa, B., ARAUJO, R. M., & Oliveira, R. C. (2018). Automação do processo de produção de uma cerâmica:. Revista Vianna Sapiens, 9(2), 18. https://doi.org/10.31994/rvs.v9i2.461