Editorial


A revista “Vianna Sapiens” finaliza o ano de 2010, apresentando além do segundo número da revista, essa edição especial. Esta publicação apresenta artigos construídos a partir dos resultados dos trabalhos do “Programa de Iniciação Científica das Faculdades Integradas Vianna Júnior” no período 2009-2010. Além disso, apresenta artigos frutos de monografias que foram indicadas para publicação de alunos do curso de Direito.

A primeira seção da revista é dedicada aos artigos oriundos dos projetos de pesquisa e conta com os seguintes artigos: 1) “Qualidade no serviço de um shopping center por meio da aplicação da técnica servqual”, desenvolvido por Paula Lobato Armond e orientado pela professora Patrícia Maia do Vale Horta; 2)“Interpretação do art. 1.829, I do código civil de 2002, no tocante ao regime da comunhão parcial de bens” realizado pela aluna Maria da Glória Souza Lacerda, orientado pela professora Vera Carmem de Ávila Dutra; 3) “Indicadores emergéticos para valoração econômico-ecológica do sistema de produção de leite: estudo de caso”, organizado por Ana Caroline Silva Nogueira e Débora Costa Valentim, orientadas pela professora Elizabeth Nogueira Fernandes; 4) “Diagnóstico de área degradada por extração de saibro” desenvolvido por Kerline Maria da Silva sob orientação da professora Cristiane Campos Toledo; 5)“Mineração de opiniões de usuários na busca de conhecimento” organizado pelos alunos do curso de Sistemas para Internet, José Lourenço Machado Júnior e Derkian Afonso, orientados pela profesora Lúcia Helena Magalhães; 6 ) “Visão contemporânea do marketing empresarial integrado”, desenvolvido por Márcio Barroso de Almeida e orientado pelo professor Vitor Francisco Lovisi de Abreu.

A segunda seção apresenta três artigos frutos de monografias indicadas para a publicação e apresenta os seguintes trabalhos: 1) “Direito do trabalho e crescimento econômico: relações e influências” de Amanda Mendes Daher Arbex; 2) “Direitos e conquistas da mulher: as várias formas de luta pela cidadania”, de Bruna Recker Lauro; 3) “ As recentes reformas do CPC em face à celeridade processual” de Conrado Rezende Freitas.

Para finalizar parabenizamos a todos os alunos e professores que se dedicaram às pesquisas e a organização dos artigos. Oxalá que esse trabalho possa servir de inspiração para outros alunos e professores.

Desejo a todos uma boa leitura.

Professora Rachel Zacarias 

Publicado: 2010-07-07