Edições anteriores
-
Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2024
v. 15 n. 1 (2024)Editorial 2024.1
Nesta edição, a Revista Vianna Sapiens completa 15 anos de existência. Temos muito que comemorar e agradecer, pois conseguimos, neste período construir e conquistar um espaço importante no cenário de publicações das áreas de Administração e Direito.
Reiteramos o compromisso deste periódico com o anúncio de reflexões que possam ajudar a compreender os desafios que vivemos e assim, contribuir para outra sociabilidade.
É com este espírito que convido a todos os leitores e leitoras interessados nas áreas de Direito e Administração para leitura dos artigos publicados nesta edição. As duas seções contam com importantes estudos e investigações de professores, pesquisadores, graduados e pós-graduandos de diversas regiões do Brasil.
Manifesto o meu mais profundo agradecimento à todos que participaram e contribuíram com mais esta edição: os avaliadores, os editores de seção, Profa. Dra. Tatiana Dornelas da área de Administração; Profa. Dra. Laura Dutra Abreu e Profa. Msc. Hellen Ferreira Divan da área de Direito e o trabalho brilhante da secretária da Revista, Diana Bessa. A contribuição de cada um de vocês é fundamental para a qualidade dos trabalhos publicados.
Boa leitura e até a próxima edição!
Prof. Dra. Rachel Zacarias
Editora chefe da RVS
-
Revista Vianna Sapiens - julho a dezembro e 2023
v. 14 n. 2 (2023)É com muita alegria que encerramos o décimo quarto ano da Revista Vianna Sapiens com mais uma edição com artigos das áreas de Direito e Administração.
Na seção de Direito são apresentados oito artigos fruto do Trabalho dos Grupos de Pesquisa do curso de Direito das Faculdades Integradas Vianna Júnior. Os quatro primeiros artigos tratam da temática inclusão social: pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, moradores de rua, pessoas de baixa renda e superendividamento. Os artigos cinco e seis apresentam pesquisas ligadas ao Direito Civil e Constitucional discutindo temas como a criminalização da interrupção da gravidez como um obstáculo ao efetivo exercício dos direitos fundamentais das mulheres no Brasil e a liberdade de expressão e o direito de resposta. O sétimo artigo trata da mediação no Direito Empresarial focando na análise dos enunciados do Fórum de Recuperação de Empresas e Falência. E para finalizar esta seção temos uma pesquisa que trata da violência policial nas comunidades do Rio de Janeiro enfocando os meios e métodos a partir das narrativas das instituições.
Na seção de Administração temos dois trabalhos, o primeiro apresenta uma pesquisa sobre o ambiente imersivo de consumo físico e virtual e o Jogo Valorant e o segundo trata de um estudo bibliométrico sobre o crescimento das pesquisas em inovação tecnológica na saúde.
Mais uma vez reiteramos e expressamos um agradecimento especial para todos os envolvidos na organização de uma revista, os autores, os editores de seção, a secretaria, os avaliadores que realizam um trabalho voluntário tão importante e qualificado. Nosso reconhecimento e gratidão.
Desejamos a todos uma boa leitura e até a próxima edição.
Profa. Dra. Rachel Zacarias
Editora chefe
-
Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2023
v. 14 n. 1 (2023)Publicar mais uma edição da Revista Vianna Sapiens nos enche de alegria e satisfação, pois apesar de todos os desafios que vivemos nestes tempos, os pesquisadores seguem firmes e persistentes na busca de investigar e refletir os fenômenos que desafiam a nossa sociedade. Dar voz a esses estudos é a nossa missão e o sentido deste trabalho.
Nesta edição, continuando a política editorial da revista apresentamos duas seções: Direito e Administração. A primeira seção discute questões ligadas ao campo da Administração, refletindo temas como comunicação e responsabilidade social e a gestão de marcas entre praticantes e profissionais da modalidade FitDance. Na segunda seção são debatidos a partir do olhar da Ciência do Direito temas desafiantes como: atuação do ministério público na proteção dos direitos humanos, conciliação, educação inclusiva, ciberdemocracia, medida de segurança e o princípio da vedação à pena de caráter perpétuo e por fim, uma análise dos indicativos do Relatório da Justiça em números.
Convidamos a todos à leitura dos trabalhos e mais uma vez agradecemos a contribuição de todos!
Prof. Dra. Rachel Zacarias
Editora chefe da RVS
-
Revista Vianna Sapiens - julho a dezembro e 2022
v. 13 n. 2 (2022)A Revista Vianna Sapiens (RVS) é o periódico eletrônico das Faculdades Integradas Vianna Júnior. Foi criada em 2010 e tem como escopo editorial divulgar conhecimentos que visam compreender e explicar os fenômenos sociais relacionados às áreas do Direito e Administração.
Ao finalizar o décimo terceiro ano da revista reafirmamos o nosso compromisso em publicar trabalhos que possam contribuir para a reflexão crítica dos inúmeros desafios que se impõem à sociedade brasileira nessas duas importantes áreas de estudo. Nesse sentido, as investigações apresentadas nesta edição cumprem muito bem nossa proposta editorial.
Na seção de Administração são apresentadas pesquisas que versam sobre a produtividade no período de confinamento uma análise sobre o Brasil e Portugal; empreendedorismo, criatividade e educação empreendedora. Na seção de Direito os estudos tratam sobre a execução penal de pessoas transexuais, o discurso do policial como recurso de comprobabilidade, justiça restaurativa e resolução de conflitos, sistema prisional, simbolismo penal na persecução penal dos crimes tributários, aspectos jurídicos e tecnológicos e viabilidade das patentes, regulamentação da gestão de substituição no Brasil, violência política de gênero, a judicialização dos benefícios previdenciários e refugiados e a crise ucraniana.
Agradecemos a dedicação da equipe editorial da RVS, aos pareceristas, aos editores de área e a todos os autores e autoras e para finalizar convidamos toda a comunidade acadêmica interessada nessas áreas do saber para lerem os artigos aqui apresentados.Uma boa leitura e até a próxima edição!
Prof. Dra. Rachel Zacarias
Editora chefe da RVS
-
Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2022
v. 13 n. 1 (2022)Apresentar mais uma edição da Revista Vianna Sapiens - RVS trás sempre um sentimento de regozijo, de missão cumprida, afinal, a preparação de uma nova publicação envolve um longo período com diversas etapas. Mas, para além desse processo administrativo, a publicação de uma nova edição demonstra a força, o vigor e a persistência de pesquisadores (as) que mesmo diante de tantos desafios, continuam acreditando na contribuição da ciência para a construção de uma sociedade mais justa, sustentável e fraterna.
Nesta edição alguns desafios presentes na nossa sociabilidade são tratados a partir da perspectiva do campo da Administração e Direito. Temas como consumerismo e publicidade nas redes sociais, educação financeira, planejamento estratégico, herança digital, liberdade de expressão e democracia, mercado de dano moral, questão ambiental, pornografia da vingança, auxílio por incapacidade temporária entre outros são abordados pelos autores e autoras. Parabéns!
Para finalizar agradeço a dedicação da equipe editorial da RVS, aos pareceristas, a secretária Diana Bessa aos editores Frederico Azevedo Alvim Assis e Tatiana Dornelas de Oliveira Mendes da área de Administração e Laura Dutra Abreu e Artur Alves Pinho Vieira da área de Direito. Sem essa equipe comprometida este trabalho não seria possível.
Uma boa leitura e até a próxima edição!
Prof. Dra. Rachel Zacarias
Editora chefe da RVS
-
Revista Vianna Sapiens - julho a dezembro de 2021
v. 12 n. 2 (2021)Prezados (as) leitores(as)
Apresentar uma nova edição da Revista Vianna Sapiens nos enche de alegria e satisfação, pois apesar de todos os desafios que vivemos nestes tempos pandêmicos, professores, pesquisadores e alunos seguem firmes e persistentes na busca de investigar e refletir os fenômenos que desafiam a nossa sociedade. Dar voz a esses estudos é a nossa missão e o sentido do nosso trabalho.
Nesta edição, os leitores interessados nas áreas de Administração e Direito terão oportunidade de conhecer pesquisas que foram desenvolvidas no âmbito dos cursos de doutorado, mestrado, iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso. Parabéns para todos os envolvidos.
Agradeço imensamente o trabalho incansável dos editores de seção, Tatiana Dornellas de Oliveira e Frederico Assis, da área de Administração e Laura Dutra Abreu e Artur Alves Pinto Vieira, da área de Direito. Expresso também um agradecimento especial a todos os avaliadores que compõem a equipe editorial da revista, que realizam um trabalho voluntário fundamental para a qualidade dos trabalhos aqui apresentados. Para finalizar, agradeço o trabalho da estagiária Talita Ferreira, que fez a revisão ortográfica e gramatical de todos os artigos desta edição.
Boa leitura e até a próxima edição.
Profa. Dra. Rachel Zacarias
-
Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2021
v. 12 n. 1 (2021)Prezados (as) leitores(as)
Iniciamos o décimo segundo ano da Revista Vianna Sapiens (RVS) ainda em tempos pandêmicos, fruto do Covid 19. Os desafios continuam, porém os trabalhos aqui apresentados demonstram a força e a persistência de alunos(as), professores(as) orientadores(as), pesquisadores(as) dedicados(as) em seu saber/fazer, seja na iniciação científica durante a graduação, ou nos cursos de mestrado e doutorado. Podemos afirmar para cada um dos(as) autores(as) aqui representados(as): valeu a pena! Estão todos(as) de parabéns!
É nesse contexto de contentamento que reafirmamos a necessidade de dar visibilidade a um longo percurso que envolve desde a elaboração dos estudos, o processo de avaliação (editores das áreas e avaliadores), até a edição, editoração e publicação dos artigos
Agradecemos imensamente! Convidamos aos que se interessam pelas áreas das ciências da Administração e do Direito para conhecerem os trabalhos aqui apresentados.
Boa leitura!
Prof. Dra. Rachel Zacarias
Editora chefe RVS
-
Revista Vianna Sapiens - julho a dezembro de 2020
v. 11 n. 2 (2020)Prezados (as) leitores(as)
Esta edição foi integralmente realizada no período pandêmico que ainda transcorre neste 2020. Desde março, quando a Organização Mundial de Saúde declarou a pandemia do COVID-19, passamos a vivenciar uma das maiores crises sanitária, econômica e social do planeta. Esse período trouxe para todos os setores muitos desafios e incertezas. E para o campo da Educação e da Ciência não foi diferente! Ensino e pesquisa via remota, corte nos financiamentos para as pesquisas e até uma negação, por parte de alguns setores sociais, da importância da ciência nesse contexto.
Portanto, publicar mais uma edição da Revista Vianna Sapiens trás para todos os envolvidos - autores, avaliadores e equipe editorial - um grande contentamento, pois demonstra a força e o vigor daqueles que enfrentam os desafios, continuando suas pesquisas, escrevendo e submetendo seus resultados. Podemos registrar neste volume artigos de pesquisadores triunfantes que foram avaliados e aprovados pelos seus pares e que agora, finalmente, tem suas investigações compartilhadas.
É com este sentimento de orgulho que apresento esta edição e convido a todos os interessados nas áreas de Administração e Direito a conhecerem os excelentes artigos aqui registrados.
Desejo uma boa leitura. Até a próxima edição.
Profa. Dra. Rachel Zacarias
-
v. 11 n. 1 (2020): Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2020
v. 11 n. 1 (2020)Prezados (as) leitores(as)
Apresentar uma edição de uma revista científica é sempre uma satisfação, principalmente para as pessoas que acreditam na pesquisa e na ciência, enquanto elementos importantes para evidenciar os graves desafios que vivemos, principalmente em tempos pandêmicos.
Nessa edição reafirmamos a crença na ciência como expressão de uma necessidade de compreender o mundo, a fim de contribuir para uma sociedade mais justa, na busca de um viver melhor. No momento, em que tudo parece dizer não, no qual a distopia teima em reinar nos pensamentos e corações, reafirmamos a esperança em melhores dias e numa ciência comprometida com as mudanças necessárias para vencermos a opressão, a privação e a injustiça.
É com esse espírito que convidamos a todas e a todos interessados nas áreas de Administração e Direito a lerem os trabalhos aqui apresentados. Aproveitamos para mais uma vez expressar o nosso agradecimento para essa grande equipe da Revista Vianna Sapiens: os Editores de área, a Secretária, os Avaliadores ah doc e os nossos estimados autores. O nosso muito obrigada!
Um abraço e até a próxima edição.
Rachel Zacarias
Editora chefe
-
Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2019
v. 10 n. 2 (2019)Prezados(as) leitores(as)
É com muita alegria que encerramos o primeiro decênio da Revista Vianna Sapiens com a apresentação de mais uma edição, com excelentes pesquisas oriundas, na sua maior parte, de estudos do mestrado e doutorado, não só da região da Zona da Mata Mineira, mas também com trabalhos oriundos do Nordeste e Sul do país.
Estudar, pesquisar e publicar é um dos desafios para aquelas pessoas que se dedicam horas, dias e anos se capacitando na área acadêmica. Entendemos que a publicação cumpre um papel muito importante nesta tríade, pois possibilita não só o reconhecimento dos autores, um posicionamento no mercado - como diz o ditado “Publish or perish”: “Publique ou pereça” - mas contribui, principalmente, para uma reflexão crítica de tantos desafios contemporâneos que vivemos, dando “luz” à uma nova sociabilidade.
Nesse sentido, os artigos aqui apresentados cumprem muito bem este intento. Na seção de Administração são apresentados nove artigos que tratam de diversos temas como educação financeira, narrativas sobre a sobrevivência no trabalho, estudo bibliométirico sobre Ecoinovação, tomada de decisão, a conciliação entre maternidade e carreira e, por fim, um estudo sobre uma proposta metodológica de gerenciamento de projetos aplicável às empresas juniores.
Na seção de Direito, são apresentados oito trabalhos que também primam pela discussão de assuntos importantes e relevantes para o campo do Direito e da sociedade como, política de cotas, os empecilhos para o exercício da democracia, a regulação da publicidade, o direito à educação inclusiva, problemas de detentas transexuais, questões relativas ao Direito do Consumidor e a síndrome da alienação parental.
Para finalizar, convidamos a todos os interessados nestas questões para a leitura dos trabalhos. Além disso, reiteramos e expressamos um agradecimento especial para todos os envolvidos na organização de uma publicação, os autores, os editores de seção, a secretária e aos avaliadores, que realizam um trabalho tão importante e qualificado! Nosso reconhecimento e gratidão!
Desejamos à todos uma boa leitura e até a próxima edição!
Prof. Dra. Rachel Zacarias
Editora chefe
-
v. 10 n. 1 (2019): Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2019
v. 10 n. 1 (2019)Editorial Vianna Sapiens 2019.1
Nesta edição,a Revista Vianna Sapiens completa 10 anos de existência. Temos muito que comemorar, pois conseguimos, nesta década,construir e conquistar um espaço importante no cenário de publicações das áreas de Administração e Direito. Foram 20 edições ininterruptas e uma edição especial, com mais de 300 artigos publicados. Esta conquista é motivo de grande alegria e contentamento e, só foi possível, graças à confiança de cada autor, avaliador e de todos envolvidos neste trabalho.
Podemos dizer que, em tempos sombrios, refletir, indagar, investigar os fenômenos das ciências sociais e aplicadas é um ato de fundamental importância, é um ato de resistência. Segundo Paulo Freire, pesquisamos para constatar a realidade e, constando, podemos intervir. Pesquisamos para conhecer o que ainda não conhecemos e comunicar ou anunciar a novidade. Esse é o compromisso da revista Vianna Sapiens, possibilitar o anúncio de reflexões que possam ajudar a compreender os desafios que vivemos e assim, contribuir para outra sociabilidade. Continuamos firmes acreditando que outro mundo é possível e que a educação e a pesquisa tem um lugar importante nesta construção.
É com este espírito que convido a todos os leitores e leitoras interessados nas áreas de Direito e Administração para leitura dos artigos publicados nesta edição. As duas seções contam com importantes estudos e investigações de professores, pesquisadores, graduados e pós-graduandos.
Por fim, agradeço imensamente o trabalho dos avaliadores, dos editores de seção, Guilherme Augusto Giovanoni Silva, da área de Direito e Frederico Alvim e Tatiana Dornelas da área de Administração pelo apoio incondicional.
Boa leitura e até a próxima edição!
Prof. Dra. Rachel Zacarias
Editora chefe
-
Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2018
v. 9 n. 2 (2018)Editorial Vianna Sapiens 2018.2
É com satisfação que finalizamos o nono ano da revista apresentando mais esta edição. Desde a criação em 2010, a revista foi organizada procurando obedecer aos padrões de qualidade no processo de gestão editorial. Em 2017, a revista adotou o sistema OJS/SEER, que é uma plataforma adotada pelos principais periódicos do Brasil e do mundo. Neste ano, todos os artigos publicados passaram a ter o registro no Digital Object Identifier (DOI) e, os autores, o registro no Open Researcher and Contributor ID (ORCID).
Para esta edição, as conquistas continuam e o destaque é a ampliação das bases de indexação da revista, atualmente no Redib, Latindex, Sumários, Diadorin, Google e Livre. Indexar um periódico significa que a revista segue os critérios rigorosos de publicações destas instituições. Todo este esforço e trabalho valem a pena, pois um periódico indexado possibilita uma maior visibilidade, reconhecimento pelos pares na área de atuação, acessibilidade e demonstra que a revista cumpre às normas exigidas como revisão paritária, regularidade de publicação, entre outras exigências.
É a partir de todos esses critérios que trabalhamos durante meses para a publicação de uma edição. É um trabalho que envolve muitas pessoas: desde o autor, aos avaliadores, à secretária da revista, Diana Marcatti e ao trabalho incansável dos editores de seção, Guilherme Giovanoni Silva, da área de Direito e Karen Dutra Estefan da área de Administração. Minha sincera gratidão!
Por fim, convido a todos os leitores e leitoras interessados nas áreas de Direito e Administração para leitura dos artigos publicados nesta edição. As duas seções contam com importantes estudos e investigações de professores, pesquisadores, graduados e pós-graduandos!
Boa leitura e até a próxima edição!
Prof. Dra. Rachel Zacarias
Editora chefe
-
Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Julho de 2018
v. 9 n. 1 (2018)Prezados (as) leitores (as)
Com esta edição comemoramos o nono ano da Revista Vianna Sapiens. Pode-se dizer que a cada número a revista vem galgando desafios no sentido de se consolidar como importante instrumento de divulgação de pesquisas e estudos que visam compreender e explicar os fenômenos sociais relacionadas às áreas de Direito e Administração.
Um dos desafios alcançados neste número - que coloca a revista em destaque no cenário das publicações na região na sua área de conhecimento - foi a obtenção do DOI - Digital object Identifier, ou seja, o identificador de objeto digital para todos os artigos. Essa conquista foi muito importante, pois este identificador facilita a busca e garante a autenticidade dos trabalhos, amplia a visibilidade da produção, possibilitando mensurar mais facilmente o número de citações feitas de um determinado trabalho, além de ser uma das exigências no preenchimento do currículo lattes.
Além da atribuição do DOI, a partir dessa edição, todos os autores devem realizar o seu registro no Orcid, que é um código alfanumérico não proprietário para identificar cientistas e outros autores acadêmicos. O Orcid é tão importante quanto o DOI, pois impede a confusão de identidade, garantindo a correta atribuição aos autores em relação às atividades e trabalhos realizados.
Essas conquistas não seriam possíveis sem o apoio da direção do Instituto Vianna Júnior, que sustentou a proposta de convênio com a ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos) possibilitando a obtenção do DOI. Nossos sinceros agradecimentos à Dra. Mariângela Soares Vianna, que abraçou desde o início todas as propostas de melhoria da Revista Vianna Sapiens.
Outra conquista dessa edição foi a ampliação do corpo editorial, hoje a Vianna Sapiens conta com um corpo de avaliadores permanentes e ah doc de várias regiões do Brasil. Nosso agradecimento muito sincero, sem este trabalho voluntário de inúmeros profissionais, não poderíamos oferecer trabalhos tão qualificados.
Por fim, convido a todos os interessados a leitura dos excelentes artigos desta edição que traz pesquisas de professores, alunos da pós-graduação, stricto sensu, tanto de Administração quanto de Direito, assim como investigações de graduados e graduandos que contribuem com importantes reflexões sobre os fenômenos estudados.
Boa leitura!!!
Prof. Dra. Rachel Zacarias
Editora chefe
-
Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2017
v. 8 n. 2 (2017)Editorial
O lançamento da nova edição de uma revista científica é sempre um motivo de satisfação, mas, nesta edição, o entusiasmo é muito maior. Temos a alegria de compartilhar com os leitores e autores algumas conquistas importantes!
A partir desta edição o processo de gerenciamento da revista passou para o sistema de editoração OJS/SEER. Este sistema, adotado pelos principais periódicos do Brasil e do mundo, possibilita maior transparência e eficiência nos critérios de avaliação, assim como visibilidade dos trabalhos. Outro ponto é a possibilidade de indexar a revista em novas bases de dados corroborando com uma melhor avaliação do Sistema Qualis.
Todos os artigos publicados ao longo do período de 2010 a 2017 foram migrados para a nova plataforma. Agradeço o trabalho da secretária da revista, Diana Marcatti, que transferiu mais de duas centenas de artigos. Além do novo sistema, a revista possui, hoje, um site próprio para você acessar quando quiser, www.viannasapiens.com.br
As mudanças irão possibilitar a Vianna Sapiens a se destacar e se consolidar como um importante periódico multidisciplinar que tem como escopo editorial publicar pesquisas nas áreas de Administração e Direito.
Para finalizar, convido você a ler os excelentes trabalhos desta edição que traz pesquisas de professores da pós-graduação, stricto sensu, tanto de Administração quanto Direito, além de investigações de mestres e doutores que contribuem com importantes argumentações para a compreensão dos fenômenos estudados.
Boa leitura!!!
Prof. Dra. Rachel Zacarias
Editora chefe -
Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2017
v. 8 n. 1 (2017)Editorial
É sempre um contentamento o lançamento de mais uma edição de uma revista científica. Afinal, a publicação é um instrumento de dar à luz e levar ao conhecimento do público, os estudos e pesquisas dos autores. Para nós, da Vianna Sapiens, é um privilégio, principalmente, por partilhar trabalhos tão relevantes nas áreas de Direito e Administração. Resultados de pesquisas realizadas na pós graduação stritu sensu, latu sensu e também na graduação de diversas universidades do país. Muito obrigada pela confiança de cada um de vocês!
Continuando nosso escopo editorial e visando a melhoria constante, a partir deste semestre a revista passou a contar com dois novos editores, Guilherme Augusto Giovanoni da Silva, para a área de Direito e Karen Estefan Dutra, para a área de Administração. Sejam muito bem vindos e que possamos com esta nova parceria assumir novos desafios na busca da excelência. Um deles é a publicação da Vianna Sapiens em 2018 na plataforma SER.
Para finalizar, agradeço à todos os pareceristas, toda a equipe da revista, que envolve desde a secretária ao departamento de Comunicação e Marketing do Instituto Vianna Júnior, e aos novos editores setoriais. Sem um trabalho em conjunto, com harmonia e dedicação, este número não seria possível!
Por fim, convido todos à leitura e até a próxima edição.
Rachel Zacarias
Editora -
Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2016
v. 7 n. 2 (2016)EDITORIALÉ com entusiasmo e muita satisfação que apresentamos mais uma edição da Revista Vianna Sapiens. Neste primeiro setênio da revista foram publicadas 15 edições com mais de 170 artigos nas áreas de Direito e Administração. Nesse período a Vianna Sapiens se consolidou como um importante periódico tanto local como nacional sendo qualificada no Sistema Qualis desde 2014 e indexada ao Latindex e ao Sumários. Ainda temos muitos desafios a vencer, enfrentaremos cada um com dedicação e muito compromisso, para que possamos estar entre os periódicos de referência na região e no país.
Nesta edição, apresentamos artigos nas áreas de Direito e Administração tanto de professores e alunos da casa, quanto trabalhos de pesquisadores de outras instituições que apresentam importantes discussões nessas áreas. É importante ressaltar que a publicação de um artigo é um processo longo, pois envolve diversas etapas, desde a pesquisa e estudos solitários do pesquisador, a avaliação cuidadosa realizada por pareceristas, às cegas, e, finalmente, o trabalho de revisão final, formatação e a publicação no portal da revista.
Agradeço a dedicação de cada autor que submeteu o seu trabalho e, esperamos que a confiança depositada no compartilhamento destes resultados se renove. Este agradecimento se estende também a todos pareceristas, ao departamento de Comunicação e Marketing do Instituto Vianna Júnior, que é o responsável pela publicação no nosso portal e aos novos secretários da revista, Diana e Marcelo.
Desejo uma boa leitura!
Rachel Zacarias
Editora -
Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2016
v. 7 n. 1 (2016)EDITORIALApresentar uma edição de uma revista científica é sempre uma satisfação, principalmente para pessoas que acreditam na pesquisa, sabem das dificuldades de se pesquisar no Brasil e vive este momento solitário, que é de um pesquisador na construção de seu trabalho. Apresentar a primeira edição do sétimo ano consecutivo, da Revista Vianna Sapiens, sem sombras de dúvidas, nos enche de orgulho, pois reunimos mais uma vez estudos e pesquisas produzidos por professores, alunos mestres e doutores nas áreas de Administração e Direito, em nível local, regional e nacional.
De acordo com o escopo editorial, a revista apresenta duas seções. A primeira discute questões ligadas ao campo do Direito refletindo questões, como responsabilidade civil nas relações de consumo, direitos humanos, tutela coletiva, descriminantes putativas no ordenamento jurídico, mediação, trabalho escravo e judicialização da saúde. Na segunda, os artigos na área de Administração, apresentam pesquisas realizadas nas seguintes áreas: trabalho feminino, percepção de integrantes de conselhos gestores sobre a participação social, visão sobre segurança pública do complexo do Alemão, determinantes psicológicos na atitude de consumo de crédito e o marketing digital.
Este é um trabalho que envolve muitas pessoas, desde os autores ao trabalho da editoria, revisores e profissionais da área de informática. Agradeço mais uma vez a contribuição de todos e esperamos que a confiança depositada na revista se renove a cada edição!
Rachel Zacarias
Editora -
Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2015
v. 6 n. 2 (2015)EDITORIALÉ com satisfação que finalizamos o sexto ano da Revista Vianna Sapiens publicando mais uma edição. É importante ressaltar que esta é uma última etapa de um trabalho que envolve o esforço de muitas pessoas, inicialmente com o trabalho solitário de pesquisadores e posteriormente envolvendo a comissão editorial, pareceristas e os profissionais da Tecnologia da Informação e o Departamento de marketing do Instituto Vianna Júnior.
Agradeço com entusiasmo a contribuição de todos vocês, pois sem a dedicação e o compromisso de cada um, não seria possível chegar a este excelente resultado, que foi reconhecido pela Latindex, que é um sistema que indexa revistas científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal, que a “Revista Vianna Sapiens” passa a fazer parte.
Nesta edição, continuando a política editorial da revista apresentamos duas seções: Direito e Administração. A primeira seção discute questões ligadas ao campo do Direito, tratando de assuntos como consumo e superendividamento, o processo legal e o sistema penal brasileiro, a desconsideração da personalidade jurídica no Direito brasileiro, a responsabilização do adolescente na justiça restaurativa, os jovens e a criminalidade, as políticas públicas sobre o patrimônio cultural e questões envolvendo a concorrência. A segunda conta com trabalhos da área de Administração refletindo questões como valores, marketing de convergência, análise de políticas públicas para juventude e acessibilidade, desempenho público municipal e motivos da formação de redes sociais.
Convidamos a todos à leitura dos trabalhos e mais uma vez agradecemos a contribuição de todos!
Rachel Zacarias
Editora -
Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2015
v. 6 n. 1 (2015)EDITORIALÉ com satisfação que apresentamos mais um número da Revista Vianna Sapiens, que a partir deste número passa a publicar apenas artigos das áreas de Administração e Direito. O periódico é semestral e tem como proposta receber trabalhos originais que são avaliados por pareceristas às cegas.
Apresentamos nesta edição duas seções: a primeira reflete questões ligadas à ciência do Direito. Os cinco primeiros trabalhos são de autoria de importantes pesquisadores e professores de diferentes áreas do Direito e tratam de questões relevantes como “Direitos humanos”, “Responsabilidade fiscal”, “ Democracia participativa” e a “ Judicialização da política no Brasil. Os três artigos finais são oriundos de pesquisa de iniciação científica do curso de Direito das Faculdades Integradas Vianna Júnior e foram brilhantemente aprovados por pareceristas externos para a publicação, o que muito nos orgulha.
A segunda seção apresenta trabalhos na área da Administração. São trabalhos de pesquisadores e professores de diversas regiões do Brasil que tratam de questões fundamentais para o mundo do trabalho como: “Tecnologia da Informação”, “Comportamento do consumidor”, “Administração pública e privada”, “liderança”, “Marketing digital” e “Franquias”.
Desejamos à todos uma boa leitura!Rachel Zacarias
Editora -
Revista Vianna Sapiens - Edição Especial de 2014
v. 5 n. Especial (2014)EDITORIALA Revista Vianna Sapiens foi organizada de acordo com os padrões de qualidade dos grandes periódicos científicos do Brasil. Nesse sentido, propõe publicar artigos originais das áreas de Administração, Direito e Economia. Além disso, todos os trabalhos submetidos passam por uma avaliação, na qual é garantida o anonimato de autores e avaliadores.
O cumprimento e o compromisso desta proposta editorial fizeram com que, em apenas quatro anos de existência, a Revista Vianna Sapiens conseguisse na última avaliação do sistema Qualis/CAPES, a nota B3 na Administração e B5 no Direito. Ainda temos muito que avançar, mas considerando que somos, atualmente, a única Revista Científica que possui Qualis entre as faculdades privadas da cidade de Juiz de Fora, esta avaliação muito nos engrandece.
Uma mostra desse reconhecimento é qualidade dos artigos que são submetidos à avaliação a cada semestre, além do expressivo número de trabalhos, o que nos levou a lançar uma edição especial. Portanto, é com grata satisfação que apresentamos à comunidade acadêmica esta edição especial.
Esta edição apresenta uma seção com artigos oriundos de pesquisas de monografias de final de curso na área de Direito e uma seção na área de Administração, com artigos premiados do Congresso de Administração Sociedade e Inovação – CASI de 2013.
Agradecemos a todos os autores o envio dos trabalhos e desejamos a todos uma boa leitura!Rachel Zacarias
Editora -
Revista Vianna Sapiens - Junho a Dezembro de 2014
v. 5 n. 2 (2014)EDITORIALCom a publicação desta edição, a Revista Vianna Sapiens completa seu quinto ano de existência, se afirmando como um periódico científico reconhecido nas áreas de Direito e Administração. Nesse período foram publicadas, além das dez edições, mais duas edições especiais, sempre atendendo à proposta editorial, que é publicar artigos originais que participam de um processo de avaliação às cegas.
Este compromisso editorial resultou numa procura cada vez maior de pesquisadores de diversos lugares do Brasil, principalmente na área de Administração, já que a Revista é qualificada pelo sistema QUALIS/CAPES em B3 na Administração e B5 no Direito. Devido ao grande número e à alta qualidade dos trabalhos submetidos, avaliados e aprovados, a Revista ampliou, pela segunda vez consecutiva, o número de artigos publicados, o que traz muita alegria.
Apresentamos nessa edição três seções da Revista: a primeira discute questões ligadas ao Direito, tratando de assuntos como: Direitos Fundamentais; Tribunal do Júri; Tribunal de Justiça; a liberdade religiosa na Constituição brasileira e, por fim, questões ligadas ao Direito do arrependimento.
A segunda seção oferece pesquisas relacionadas à Administração, refletindo questões como estratégias de retenção de funcionários; qualidade de serviços a partir do modelo SERVQUAL; a aplicabilidade da lógica Fuzzy; microempreendedor e empreendedorismo; motivações de visitações a museus; implantação de trabalho de equipe e tecnologia da informação no setor público.
A terceira e última seção apresenta investigações relacionadas ao campo da Economia, trazendo estudos sobre desempenho econômico nas organizações militares; resseguradoras e questões relacionadas ao desempenho econômico da região da mesorregião do Paraná.
Agradeço a todos que contribuíram para que essa edição se concretizasse, em especial, aos autores e pareceristas! Desejo a todos uma boa leitura.
Rachel Zacarias
Editora -
Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2014
v. 5 n. 1 (2014)EDITORIALTendo como escopo editorial divulgar os estudos e as pesquisas produzidas nas áreas de Administração, Direito e Economia, a Vianna Sapiens apresenta artigos desses respectivos campos do saber.
A partir desta edição, a revista amplia o número de trabalhos publicados de nove para treze. Esses artigos são submetidos e avaliados por pareceristas às cegas, o que vem conferindo ao periódico a credibilidade dos profissionais dessas áreas com repercussão local, regional e nacional.
A primeira seção apresenta importantes reflexões na área de Direito; Débora Guedes Schlaucher e Barbara Elaine Carneiro de Moraes discutem o sistema prisional brasileiro, enquanto Laís Toledo Duarte apresenta questões ligadas à pós-modernidade e ao Direito. Tendo como mote as questões trabalhistas, Flávio de Almeida Vale trata da relativização de direitos trabalhistas e a saúde e segurança do trabalhador; já Claudia Pereira Vaz de Magalhães debate o fenômeno da “pejotização” no âmbito trabalhista. Para finalizar esta seção, são apresentados dois estudos que relacionam o direito ao meio ambiente: o primeiro é de autoria de Cristina Faria e Hélder Antônio da Silva, que tratam do direito de propriedade e proteção ambiental a partir de um estudo de caso das unidades de conservação do município de Barbacena, já o segundo discute a vivisecção, abordando a legislação do tema e o direito à objeção de consciência, e é assinado por Mardjore Rodrigues de Sales.
A segunda seção tem como foco estudos e pesquisas do campo da Administração e da Economia. Isaura Maria Mauricio Moraes e Emerson Augusto Priamo Moraes apresentam um estudo de caso realizado em uma usina siderúrgia sobre gerenciamento de projetos. Paula Gonçalves Chaves, Marlusa Gosling e Sandro Alves de Medeiros tratam do engajamento e das ações de marketing de relacionamento no futebol. A seguir, José Ribamar Tomaz da Silva Filho, Milton Carlos Farina e Marcos Antonio Gaspar analisam a gestão de relacionamentos a partir de um estudo de pequenos supermercados.
A satisfação dos usuários de uma cooperativa de crédito é tema apresentado por Tharcisio Alexandrino Caldeira, Douglas Mariquito Afonso e Andréia Aparecida Albino, enquanto Dusan Schreiber e Rafael Schmidt dissertam sobre o estudo sobre a gestão de custos ambientais de uma indústria de calçados. As perspectivas profissionais de executivas brasileiras pós programa de expatriação é o tema investigado por Eduardo de Camargo Oliva, Thais Ettinger, Jane Barbosa da Rocha e Darticléia Almeida Sampaio da Rocha Soares. Para finalizar, Daiane Alves Rodrigues e Marcos Nicácio Fascina discutem a política industrial brasileira.
Agradeço aos autores, aos pareceristas e aos membros da Comissão Editorial pela colaboração no decorrer dessa edição. Desejo a todos boa leitura.
Rachel Zacarias
-
Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2013
v. 4 n. 2 (2013)EDITORIALCom a publicação desta edição - 2013.2, cumprimos o desafio assumido no início de 2013 que foi colocar as edições da Revista Vianna Sapiens em dia. Muito obrigada a todos que contribuíram para este êxito.
Este número, atendendo a proposta editorial, apresenta artigos na área de Direito, Administração e Economia, que foram devidamente avaliados por pareceristas da comissão editorial e pareceristas ah doc. Reafirmamos que as avaliações sempre são realizadas “às cegas”, ou seja, é preservado o anonimato dos autores e avaliadores.
A primeira seção apresenta discussões de diferentes campos na área de Direito. O primeiro artigo, os autores Lais Costa Xavier e Yussef Daibert S. de Campos discutem a importância do tombamento na preservação da memória e identidade de um local, demonstrando a necessidade da preservação para um crescimento urbano estruturado, respeitando a legislação vigente acerca do tema, especialmente a Constituição Federal e o decreto-lei 25/1937. A seguir, Rafaela Teixeira Rossetti e Ivone Juscelina de Almeida analisam a efetividade da tutela jurisdicional a partir do ingresso no judiciário por meio de uma ação coletiva, demonstrando que o ingresso ao judiciário por meio das instaurações de ações coletivas é efetiva a partir de instrumentos adequados. Já Anna Luíza Vitor de Morais e Gustavo Rocha Martins refletem questões relacionadas ao Direito Econômico propondo uma adição de critérios oriundos da ciência econômica ao princípio da ponderação com o objetivo de dotar de maior objetividade as decisões judiciais garantindo assim, maior efetivação dos direitos e garantias constitucionalmente assegurados. Dando prosseguimento nas reflexões do campo do direito, Isadora Pereira Fortuna e Ulisses Comissário Sagioro discutem os créditos tributários sujeitos a parcelamentos, investigando se um débito tributário parcelado pelo contribuinte, em razão da necessidade da regularidade fiscal, poderá ser futuramente questionado judicialmente. Finalizando esta seção Lais Campos Rachello e Andrea Rodrigues de Oliveira Munhoz discutem o fenômeno da terceirização de mão de obra abordando as mudanças no ordenamento jurídico face o instituto da terceirização discutindo a terceirização lícita e ilícita e seus efeitos jurídicos.
A segunda seção é aberta com a pesquisa realizada por Ilson Luiz Pereira, Sérgio Feliciano Crispim, José Roberto Ferreira Savoia. Os autores discutem o valor de mercado como indicador de competitividade indicando as empresas nacionais conseguiram conquistar uma valorização superior ao mercado onde estão inseridas. A reflexão sobre as competências essenciais que atribuem vantagens competitivas em uma indústria no setor siderúrgico é apresentada por Davidson Araújo de Oliveira, Cíntia Bincoleto Fazion, Carlos Otávio de Almeida Afonso e Flávio Medeiros Henriques que identificam como principais competências, o tempo de entrega como uma das principais competências de uma estratégia orientada para o cliente. Dando continuidade a reflexão de temas da Administração, Ilson Luiz Pereira, Sérgio Feliciano Crispim e José Roberto Ferreira Savoia analisam o valor de mercado como indicador de competitividade, identificando empresas nacionais que tenham conseguido conquistar uma valorização acumulada superior ao mercado e ao setor onde estão inseridas de forma interrupta por um período de quinze anos. Dando prosseguimento as discussões relacionadas à administração, Antonio Gil da Costa Júnior, Carlos Eduardo de Mira Costa analisam a qualidade e economicidade nos processos licitatórios de um município de Oeste Potiguar- RN, verificando que a qualidade desses serviços muitas vezes não é satisfatória, bem como não atinge a economicidade desejada. Para finalizar esta seção, Vanessa Oliveira da Silva, Andréia Aparecida Albino, Luciano Polisseni Duque e Tharcisio Alexandrino Caldeira discutem os resultados de uma análise das publicações no Brasil sobre os temas Marketing Social e Marketing de Causas Sociais.
Desejo a todos vocês uma boa leitura!
Rachel Zacarias
Editora -
Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2013
v. 4 n. 1 (2013)EDITORIALContinuando a proposta editorial da Revista Vianna Sapiens, que é publicar artigos das áreas de Direito, Administração e Economia, compartilhamos com a comunidade um editorial da revista acadêmica Vianna Sapiens.
O primeiro artigo da seção de Direito, Elisa Campos Figuerôa e Rhaíza Sarciá Bastos discute o acesso à justiça e a excessiva judicialização das pretensões resistidas e o papel fundamental dos meios adequados de solução de conflitos. A seguir Cláudia Pereira Vaz Magalhães faz uma abordagem sobre as comissões parlamentares de inquérito enfocando nos poderes que lhe são inerentes previstos na constituição. O comportamento desviante nas diferentes ordens jurídicas é o tema do artigo de Murilo de Sá Júnior, que aborda o comportamento marginal ou desviante nas teorias de Durkheim, Howard e Becker. Esta seção é finalizada com o artigo de André Sobrinho, Carolina da Costa Oliveira Delgado, Ricardo Nocera Pires e Tamires de Abreu Cosendey que refletem sobre a supremacia do interesse público sobre o particular, elucidando questões que circundam o tema à luz de posicionamentos de renomados doutrinadores.
A segunda seção é inaugurada com o artigo de Paulo Roberto da Costa Vieira, Nilo Barros, Jorge Augusto de Sá Brito e Freitas e Antônio Carlos Magalhães da Silva que avaliam aspectos relacionados sobre mediação da imagem institucional de uma determinada de organização filantrópica especializada em reabilitação de deficientes de áreas carentes. O segundo artigo dessa seção, de autoria de Gláucia de Paula Falco, Joyce Gonçalves Altaf e Irene Raguenet Troccoli apresenta uma reflexão sobre os aspectos determinantes - entre os critérios utilizados pela CAPES para avaliar os programas de pós-graduação no país - que permitem distinguir os cursos classificados como excelentes daqueles classificados como regulares. A seguir, Alex Silva de Faria, Debora Vargas Ferreira Costa e Victor Cláudio Paradela Ferreira apresentam um estudo de caso sobre a percepção dos funcionários em relação ao clima organizacional de uma empresa de telefonia.
A política cambial e o saldo do balanço de pagamentos e o efeito gerado pelo regime adotado pelo Brasil a partir dos anos 90 é discutido por Douglas Sad Silveira. Finalizando esta seção, Cristiana de Paula Resende e Frederico Azevedo Alvim apresentam um estudo de caso sobre o potencial empreendedor de empresários juniores.
Agradecemos mais uma vez a importante colaboração dos pareceristas e autores e desejamos a todos uma boa leitura!
Rachel Zacarias
Joyce AltafEditoras
-
Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2012
v. 3 n. 2 (2012)EDITORIALCom o propósito de divulgar os conhecimentos produzidos nas áreas de Administração, Direito e Economia, a revista “Vianna Sapiens” apresenta artigos que buscam compreender os fenômenos desses respectivos campos do saber. Seguindo sua proposta editorial, os artigos publicados foram submetidos e avaliados por pareceristas pertencentes ao corpo editorial da revista.
A primeira seção apresenta cinco artigos da área de Direito. O primeiro trabalho, de autoria de Aurélio Cassali, visa apresentar e debater as principais questões sobre o assédio moral no direito do trabalho. A seguir, Gustavo Martins e Tatiana Bellotti Furtado apresentam uma reflexão sobre o direito constitucional à saúde, no que se refere ao fornecimento gratuito de medicamentos especializados pelo Estado. Dando continuidade à discussão sobre os fenômenos do Direito, Edson Camara de Drummond Alves Júnior apresenta um tema polêmico, discutindo até que ponto a OAB tem a capacidade de verificar se o candidato detém a capacidade para o exercício da advocacia. O artigo das autoras Andréa Rodrigues de Oliveira Munhoz e Karen de Oliveira Munhoz aborda o Direito do Trabalho, discutindo o significado da expressão “princípio”, verificando a função do referido conceito no âmbito jurídico geral e no âmbito justrabalhista. Esta seção é encerrada com o estudo de Laís Botelho refletindo sobre a jurisdição e os meios alternativos de resolução de conflitos,
com ênfase na mediação.Na segunda seção, são apresentados três artigos na área Administração e um no campo da Economia. Os autores Márcio Pitzer e Antônio Magalhães da Silva analisam se as empresas brasileiras de capital aberto com níveis diferenciados de Governança Corporativa (classificados pela Bovespa) possuem maior valorização de suas ações no mercado à vista da Bovespa do que as que não possuem. Continuando a discussão sobre a gestão nas empresas, o artigo de autoria de João Paulo Nascimento e Frederico Alvim Assis demonstra que práticas sustentáveis praticadas pelas empresas estudadas correspondem
a investimentos que promovem vantagens competitivas. Júlio Cândido Meirelles Júnior apresenta uma discussão sobre as políticas públicas para os Arranjos Produtivos Locais (APLs) analisando em que medida a formação das APLs e das políticas formuladas e dirigidas para que esta tecnologia de formação de grupos empresariais alinhados aos processos inovativos são ações permanentes. Esta seção é encerrada com o artigo da área de economia denominado “Leis de kaldor em Minas Gerais: uma análise do painel espacial de 2000-2007 por GMM”, de autoria de Pedro Marinho Turolla e Marco Antônio Silveira de Almeida, que analisam o papel desempenhado pelo setor industrial para o crescimento de toda a economia do estado de Minas Gerais.Para finalizar, agradecemos a todos que contribuíram para que essa edição se concretizasse, em especial, aos autores e pareceristas! Desejamos a todos uma boa leitura.
Rachel Zacarias e Joyce Altaf
Editoras