v. 13 n. 2 (2022): Revista Vianna Sapiens - julho a dezembro e 2022

A Revista Vianna Sapiens  (RVS) é o periódico eletrônico das Faculdades Integradas Vianna Júnior. Foi criada em 2010 e tem como escopo editorial divulgar conhecimentos que visam compreender e  explicar os fenômenos sociais relacionados às áreas do Direito e Administração. 


Ao finalizar o décimo terceiro ano da revista reafirmamos o nosso compromisso em publicar trabalhos que possam contribuir para a reflexão crítica dos inúmeros desafios que se impõem à sociedade brasileira nessas duas importantes áreas de estudo. Nesse sentido, as investigações apresentadas nesta edição cumprem muito bem nossa proposta editorial.


Na seção de Administração são apresentadas pesquisas que versam sobre a produtividade no período de confinamento uma análise sobre o Brasil e Portugal; empreendedorismo, criatividade e educação empreendedora. Na seção de Direito os estudos tratam sobre a execução penal de pessoas transexuais, o discurso do policial como recurso de comprobabilidade, justiça restaurativa e resolução de conflitos, sistema prisional, simbolismo penal na persecução penal dos crimes tributários, aspectos jurídicos e tecnológicos e viabilidade das patentes, regulamentação da gestão de substituição no Brasil, violência política de gênero, a judicialização dos benefícios previdenciários e refugiados e a crise ucraniana.


Agradecemos a dedicação da equipe editorial da RVS, aos pareceristas, aos editores de área e a todos os autores e autoras e para finalizar convidamos toda a comunidade acadêmica interessada nessas áreas do saber para lerem os artigos aqui apresentados.

 

Uma boa leitura e até a próxima edição!

Prof. Dra. Rachel Zacarias

Editora chefe da RVS

Publicado: 2022-11-10

Artigos Direito