Treinamento e desenvolvimento
a importância da capacitação contínua para o sucesso de empresas de contabilidades em Passos (MG)
DOI:
https://doi.org/10.31994/rvs.v16i1.1030Palavras-chave:
Treinamento, Desenvolvimento, Sucesso, ContabilidadeResumo
O Treinamento objetivo geral deste trabalho consiste em analisar a importância do treinamento e desenvolvimento (T&D) para o sucesso de empresas do setor de contábil. Os objetivos específicos são: contextualizar a gestão de pessoas, a administração de recursos humanos (ARH), subsistema de manutenção de recursos humanos, descrever Treinamento e Desenvolvimento (T&D) e os tipos de treinamento e apresentar as etapas do treinamento bem como o levantamento das necessidades de treinamento (LNT), visando o desenvolvimento das organizações. Para alcançar os objetivos propostos, este estudo adotou uma abordagem qualitativa-descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários com respostas abertas e fechadas e a sistematização dos dados foi realizada com a técnica de análise de conteúdo categorial. Os principais achados mostram a importância que o treinamento e desenvolvimento (T&D) tem enquanto fator estratégico para o sucesso das contabilidades.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Luis César G. de; GARCIA, Adriana Amadeu. Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 2006.
ARROYO, Cristiane Sonia et al. Os subsistemas de gestão de pessoas em empresas familiares do agronegócio: recrutamento e seleção e remuneração. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 5, p. 47026-47041, 2021.
ÁVILA, Lucas Veiga. Gestão de pessoas. – Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Politécnico; Rede e-Tec Brasil, 2015.
BORGES, Jairo E. Andrade, et al. . Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e Trabalho: Fundamentos para a Gestão de Pessoas. São Paulo: Artmed Editora AS, 2009.
CABRAL, Lucimara Batista; ROSA, Josely Cristiane. A metodologia disc aplicada ao processo de treinamento e desenvolvimento (T&D): um estudo de caso na empresa linie esquadrias e vidros–brusque/sc. Revista Visão: Gestão Organizacional, p. 92-111, 2021.
CHIAVENATO, Idalberto Gestão de pessoas. 3 ed. Rio de Janeiro. 2008.
CHIAVENATO, Idalberto, Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro, RJ. 2010.
DALMAU, Marcos Baptista Lopez. Estratégia de gestão de pessoas. – Curitiba, PR : IESDE Brasil, 2009.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. Ed. São Paulo: Cortez, 2006.
EBOLI, Marisa. Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades. São Paulo: Gente, 2004.
ERVILHA, Antônio de Jesus Limão. Liderando equipes para otimizar resultados. São Paulo: Nobel, 2018.
FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de Recursos Humanos-PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. 2014.
FORBES. Por que os Estados Unidos investem tanto em treinamento e como isso foi fundamental para potencializar a força de trabalho. Forbes Brasil, 24 jan. 2024. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-collab/2024/01/por-que-os-estados-unidos-investem-tanto-em-treinamento-e-como-isso-foi-fundamental-para-potencializar-a-forca-de-trabalho/. Acesso em: 28 mar. 2025.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. São Paulo: Editora Atlas, 2017.
HANASHIRO, Darcy Mitiko Mori et al. Gestão do fator humano: uma visão baseada em stakeholders. São Paulo: Saraiva, p. 117, 2007.
KANAANE, Roberto; ORTIGOSO, Sandra Aparecida Formigari. Manual de treinamento e desenvolvimento do potencial humano. 2 ed. 2010.
LIZOTE, Suzete Antonieta; LEITE, Gustavo Oliveira; DESCHAMPS, Luiz Fernando Pereira. Treinamento e capacitação na área contábil. XII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Faculdades Dom Bosco, 2021.
MADRUGA, Roberto. Treinamento e desenvolvimento com foco em educação corporativa. São Paulo: Editora Saraiva, 2017. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788547230401/. Acesso em: 28 mar. 2025.
MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos. Saraiva Educação SA, 2017.
MILKOVICH, George T..; BOUDREAU, John W.. Administração de recursos humanos. 2010.
MINAYO, M. C. Ciência, técnica e arte: o desafio da Pesquisa Social. In: ______. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 09-30.
PAES, Ketlle Duarte. Gestão de Pessoas. – Natal: Edunp, 2011.
REICHEL, Harduin. Treinamento e Desenvolvimento. -- Curitiba : IESDE Brasil S.A. , 2008.
RIBAS, Andréia Lins; SALIM, Cassiano Ramalho. Gestão de Pessoas para concurso. Direto ao ponto. 1ª Ed. rev. atual. São Paulo: Alumnus, 2013.
SAMPAIO, Rafael Cardoso; LYCARIÃO, Diógenes. Análise de conteúdo categorial: manual de aplicação. Brasília: Enap – Escola Nacional de Administração Pública, 2021.
SAMPAIO, Rafael Cardoso; SABBATINI, Marcelo; LIMONGI, Ricardo. Diretrizes para o uso ético e responsável da inteligência artificial generativa: um guia prático para pesquisadores. Boletim Técnico do PPEC, v. 10, p. e025003-e025003, 2024.
SANCHES, Neuza. Brasileiro tem 845 normas diárias que impactam suas vidas. Veja, São Paulo, 27 mar. 2025. Disponível em: https://veja.abril.com.br/coluna/neuza-sanches/brasileiro-tem-845-normas-diarias-que-impactam-suas-vidas. Acesso em: 28 mar. 2025.
VENTURI, Daniela; KONELL, André Eduardo; GIOVANELA, Adriana. Treinamento: importância e benefícios da disponibilização de treinamento nas organizações. Revista Científica FAMAP, v. 1, n. 01, 2021.
XAVIER. Ricardo. Gestão de Pessoas na Prática: Os desafios e soluções. 2ª ed. São Paulo:Editora Gente, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Vianna Sapiens

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.