O Comportamento de compra
percepções de pais e mães sobre a importância dos brinquedos educativos no desenvolvimento infantil
DOI:
https://doi.org/10.31994/rvs.v16i1.1012Palavras-chave:
Brinquedos educativos; Desenvolvimento infantil; Percepções dos pais; Conscientização familiar.Resumo
O estudo analisou as percepções de pais e mães da cidade de Santa Rosa/RS sobre a importância de brinquedos educativos no desenvolvimento infantil. Com abordagem quantitativa e qualitativa, foram aplicados questionários estruturados e realizadas entrevistas semiestruturadas com uma amostra diversificada de pais, considerando faixas etárias e condições socioeconômicas. A revisão de literatura destacou o papel dos brinquedos educativos na aprendizagem, resolução de problemas, criatividade, habilidades motoras e interação social, além da relevância do envolvimento familiar. Os resultados mostraram que a maioria dos pais reconhece o valor desses brinquedos para o desenvolvimento integral das crianças, especialmente quando informados sobre seus benefícios. Recomenda-se que educadores promovam iniciativas de conscientização e parcerias com os pais, a fim de criar ambientes mais estimulantes e integrados ao uso de brinquedos educativos, potencializando seu impacto na formação cognitiva, social e emocional das crianças.
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