A percepção de integrantes de conselhos gestores e lideranças comunitárias sobre a participação social no município de Resende -RJ

  • Weslei Jardim Batista
  • Júlio Cesar Andrade de Abreu
Palavras-chave: PARTICIPAÇÃO SOCIAL., CONSELHOS GESTORES., LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS., DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar, a partir da utilização do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), a percepção de integrantes de conselhos gestores e lideranças comunitárias do município de Resende-RJ sobre a efetividade da participação social no processo de tomada de decisão do governo local. Visou, ainda de acordo com a opinião desses cidadãos, identificar as formas pela qual essa participação poderia ser fortalecida no âmbito do município. Foi observado que, na percepção dos participantes, a participação popular pode ser apontada como frágil, pequena e sem repercussão, não podendo ser considerada efetiva. Para esses participantes os cidadãos resendenses são acomodados, desinteressados e preferem não se envolver no processo de tomada de decisão, transferindo a responsabilidade para outras pessoas. A maior parte dos participantes acredita que a participação pode ser favorecida no município através da atuação dos Conselhos Municipais, que possuem bastante força e podem promover iniciativas junto ao governo local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Weslei Jardim Batista

Mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB).

Júlio Cesar Andrade de Abreu

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFF) e Coordenador do Curso de Administração Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF/PUVR).

Publicado
2017-11-13
Como Citar
Batista, W. J., & Abreu, J. C. A. de. (2017). A percepção de integrantes de conselhos gestores e lideranças comunitárias sobre a participação social no município de Resende -RJ. Revista Vianna Sapiens, 7(1), 25. Recuperado de https://viannasapiens.com.br/revista/article/view/189