Impacto da satisfação na lealdade do aluno de universidade brasileira de capital aberto:
um estudo com modelagem de equações estruturadas
DOI:
https://doi.org/10.31994/rvs.v11i2.674Palavras-chave:
Qualidade de serviço; Satisfação; LealdadeResumo
A economia brasileira experimenta desde 2014, persistente processo de estagnação econômica, cujo ponto de reversão não se vislumbra. Essa estagnação econômica acirra a competição entre as firmas. No segmento de ensino, notadamente o universitário, o embate por participação de mercado crescente provocou o desaparecimento de instituições de ensino menores. A satisfação do aluno, a qual é diretamente influenciada pela qualidade do serviço de docência, exerce impacto sobre a lealdade do estudante em relação à universidade. Satisfação do aluno e a sua lealdade em relação à universidade são variáveis cruciais no crescimento de longo prazo. Este estudo investiga se a satisfação do aluno com o ensino recebido exerce impacto positivo sobre a lealdade. Realizou-se pesquisa survey, com emprego de questionário estruturado, composto por opções de resposta do tipo Likert. A amostra foi constituída por 91 respondentes de universidade brasileira de capital aberto. Os dados foram tratados com modelagem de equações estruturais, fundamentada em mínimos quadrados parciais. Os resultados evidenciaram o impacto positivo da excelência do corpo docente sobre a satisfação do aluno, e desta sobre a lealdade.
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