VALOR DE MERCADO COMO INDICADOR DE COMPETITIVIDADE

IDENTIFICAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS COM ALTO DESEMPENHO NO LONGO PRAZO

Autores

  • Ilson Luiz Pereira
  • Sergio Feliciano Crispim
  • José Roberto Ferreira Savoia

Palavras-chave:

COMPETITIVIDADE., VALOR DE MERCADO, MERCADO DE AÇÕES, INDICADORES DE DESEMPENHO, RENTABILIDADE

Resumo

O mercado de ações no Brasil tem se desenvolvido de forma consistente nos últimos anos, o IBOVESPA saiu de um patamar de 4000 pontos em janeiro de 1988 para mais de 50 mil pontos em 2012.O objetivo deste trabalho éidentificar empresas nacionais que tenham alcançadoretornos excedentes de mais de 200% em relação ao mercado e ao setor onde estão inseridas, por um período ininterrupto mínimo de quinze anos, após um período de valorizaçãopróxima da média do mercado.A pesquisa é descritiva, quantitativa, com delineamento documental.Foram identificadas sete empresas que, formando um portfólio, teriam apresentado um rendimento de 981% no período compreendido entre 1997 e 2012, um retorno excedente de 389% sobre o IBOVESPA nesses quinze anos. Concluiu-se que o valor de mercado utilizado como indicador de competitividade pode auxiliar na identificação de empresas que apresentam estabilidade na condução dos fundamentos da administração operacional e financeira. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilson Luiz Pereira

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração (USCS, sanduíche com USP), Especialista em Administração Geral e Relações Industriais, Administração Financeira e Marketing (EAESP-FGV), Consultor de Empresas (Profip).

Sergio Feliciano Crispim

Livre Docente em Gestão de Marketing (USP); Pós-doutorado em Administração (USP); Doutor em Administração (FEA-USP); Mestre em Administração (FEA-USP); graduado em Administração de Empresas (FEA-USP); graduado em Economia (FEA-USP). Professor do Programa de Mestrado da USCS-Universidade de São Caetano do Sul e professor associado, ms-5, turno parcial, da EACHEscola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, no curso de Marketing.Membro da Congregação da EACH/USP.

José Roberto Ferreira Savoia

Pós-Doutorado pela SIPA-Columbia University; Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo; Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo; graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor doutor da FEA-USP. Foi Visiting Scholar (2005) e AdjunctProfessor (2007 e 2009) na SIPA-Columbia University e Visiting Professor na OpenUniversity (2012).Foi Diretor Superintendente do Instituto de Previdência de São Paulo - IPREM, de 2010-2012 e Secretário da Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social, de 2001 a 2003. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Previdência, Infraestrutura e Mercado de Capitais.

Downloads

Publicado

2017-10-10

Como Citar

Pereira, I. L., Crispim, S. F., & Savoia, J. R. F. (2017). VALOR DE MERCADO COMO INDICADOR DE COMPETITIVIDADE: IDENTIFICAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS COM ALTO DESEMPENHO NO LONGO PRAZO. Revista Vianna Sapiens, 4(2), 25. Recuperado de https://viannasapiens.com.br/revista/article/view/95