Revista Vianna Sapiens é o periódico eletrônico das Faculdades Integradas Vianna Júnior. Foi criada em 2010 e tem  como escopo editorial divulgar conhecimentos que visam compreender e explicar os fenômenos sociais relacionados às áreas do Direito e Administração. A revista é  oferecida de forma digital e gratuita para fins acadêmicos na língua portuguesa aceitando artigos também em espanhol e inglês.  A partir da primeira edição de 2018 a revista passa a ter o DOI - Digital object Identifier,  que é um identificador de objeto digital para todos os artigos. Este identificador facilita a busca e garante a autenticidade dos trabalhos, amplia a visibilidade da produção, possibilitando mensurar mais facilmente o número de citações feitas de um determinado trabalho, além de ser uma das exigências no preenchimento do currículo lattes.  

Originalidade:

Ao  publicar um  artigo científico o(s) autor(es) declaram que o trabalho é original não tendo sido previamente publicado em nenhum outro periódico ou livro físico ou digital devendo em caso contrário apresentar a ressalva com as respectivas informações da publicação.

Política de avaliação por pares: 

Cada artigo submetido à revista será avaliado no mínimo por dois membros do Conselho cientifico da revista ou ou consultores ad hoc às cegas. Caso tenha pareceres conflitantes, a editora chefe encaminhará a um terceiro avaliador que deverá analisar sobre a propriedade ou não da publicação do artigo.  Após estas analises o editor  encaminhará para os autores as alterações sugeridas pelos avaliadores.  A critério da Comissão Editorial, poderão ser publicados artigos relevantes e obras clássicas de divulgação nacional e internacional, de acordo com as regras relativas a direito autoral. 

Periodicidade:

A revista Vianna Sapiens possui a periodicidade semestral, publicando entre 20 artigos por edição. 

 Cessão de direitos autorais e adoção de licença de Creative Commons:

O(s) autor(es) devem ceder a cessão dos direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará o seu conteúdo gratuitamente através do portal, sem porém, ceder à nenhuma outra revista ou editora o material para publicação salvo mediante prévia anuência do autor. A revista adota  a licença Creative Commons CC    BY NC . Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

 Política de privacidade:

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Política de Acesso livre:

A revista Vianna Sapiens ferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, não cobrando nenhuma taxa para a submissão dos artigos. 

Financiamento: 

A revista Vianna Sapiens é financiada pelo Instituto Vianna Júnior, mantenedor das Faculdades Integradas Vianna Júnior 

Política anti plágio:

A revista adota uma política anti plágio, utilizando o software Copy Spider em todos os artigos que são aprovados para a sua publicação. 

Política de submissão gratuita:

A revista não cobra nenhuma taxa para submissão de trabalhos.

 Código de Ética da Revista Vianna Sapiens:

A revista Vianna Sapiens tem o compromisso com a ética e qualidade das publicações. Defendemos um comportamento ético de todos os envolvidos: autores, editores, pareceristas. Não aceitamos plagio ou qualquer outro campo antiético. Os autores devem garantir que as obras são inteiramente originais e devem fazer as citações de acordo com as normas da ABNT quando utilizarem textos de outros autores.  Um outro ponto  importante é em relação à autoria do trabalho. Os autores do trabalho submetido devem ser apenas àqueles que deram uma contribuição significativa para a concepção do manuscrito. Os pareceristas devem tratar com  total confidencialidade os trabalhos analisados e ter pontualidade na avaliação. Caso aconteça um conflito de interesse o paraecerista não poderá fazer a avaliação. Os componentes do comitê científico poderão submeter trabalhos, desde que se atenda as normas da revista e os princípios que regem o código de ética da revista Vianna Sapiens.  Os editores são responsáveis por decidir quais artigos que depois de avaliados  serão publicados.   Os editores e demais membros da equipe editorial não devem divulgar qualquer informação sobre os trabalhos avaliados, além disso devem tomar medidas cabíveis caso alguma reclamação aconteça. 

Indexadores:

Redib, Diadorin, Livre: periódicos de livre acesso,  Latindex, Sumários e Google acadêmico. 

 Política de acesso aos manuscritos submetidos

Os usuários terão acesso somente os artigos aprovados, corrigidos e publicados.