GESTÃO DE RELACIONAMENTOS
UM ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS PEQUENOS SUPERMERCADOS DE BAIRRO E SEUS FORNECEDORES
Palavras-chave:
GESTÃO DE RELACIONAMENTOS, REDES., EMPRESA DE PEQUENO PORTE, SUPERMERCADOS.Resumo
Este artigo objetivou identificar as práticas de gestão de relacionamentos ocorridas entre supermercadistas de pequeno porte e seus fornecedores no município de São Caetano do Sul (SP). Esta é uma pesquisa descritiva, do tipo survey, com entrevistas aos proprietários e gestores de 30 estabelecimentos. Foi aplicado um questionário estruturado com perguntas fechadas, utilizando-se também de uma escala do tipo Likert de cinco pontos, além de questões dicotômicas. Os dados provenientes da parte quantitativa foram tabulados por meio da utilização do software SPSS – Social Package for Social Sciences. Como resultados, foi possível identificar que os pequenos supermercadistas percebem a importância da aproximação com seus fornecedores, e entendem que a parceria também pode proporcionar melhor giro de estoque para suas lojas. Não obstante, preferem tratar suas relações com os fornecedores por meio de acordos informais, considerando assim os relacionamentos por conveniência (meramente informais) como importantes nas relações com seus fornecedores.
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