AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ECONÔMICO DE ORGANIZAÇÕES MILITARES

PRESTADORAS DE SERVIÇO PELO EMPREGO DE PAINÉIS DE INDICADORES

Autores

  • Jorge Luiz Tesch Santos
  • Renato Santiago Quintal
  • Maria de Fátima Bandeira dos Santos
  • Esdras Carlos de Santana
  • Marcelo David Davis

Palavras-chave:

GESTÃO PÚBLICA, FORÇAS ARMADAS, CONTROLE GERENCIAL., INDICADORES., EFICIÊNCIA.

Resumo

O objetivo do presente artigo é perquirir quais são as possibilidades e limitações do emprego de um sistema informatizado de painéis executivos para avaliação do desempenho econômico das OMPS. A presente pesquisa classifica-se como qualitativa, não experimental, exploratória, bibliográfica, documental e estudo de caso. Os principais achados estão associados ao fato de que o emprego do painel de indicadores possibilitou o acompanhamento mais preciso, e em menor espaço de tempo, do desempenho das OMPS; a visualização mais atuale crítica da situação econômica das OMPS, permitindo a identificação e recomendações tempestivas de correções; a integração das informações em uma plataforma de dados mais segura; a criação de séries históricas para elaboração de estudos e trabalhos com aplicações na MB e no meio acadêmico; e, por fim, a facilitação da leitura dos indicadores pela utilização de novos gráficos e imagens na representação das métricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Tesch Santos

Especialista em Administração Pública (CIAW) e Bacharel em Ciências Navais (Escola Naval). Primeiro-Tenente do Corpo de Intendentes da Marinha.

Renato Santiago Quintal

Mestre em Ciências Contábeis (UERJ), Especialista em Comércio Exterior (IE/UFRJ), Bacharel em Administração (UCAM) e em Ciências Navais (Escola Naval). Capitão-de-Corveta do Corpo de Intendentes da Marinha.

Maria de Fátima Bandeira dos Santos

Mestre em Ciências Contábeis (UFRJ) e Bacharel em Ciências Contábeis (UNESA). Capitão-deCorveta do Corpo de Intendentes da Marinha.

Esdras Carlos de Santana

Mestre em Ciências Contábeis (UFRJ), Especialista em Administração Pública (FGV) e Bacharel em Ciências Contábeis (UGF). Capitão-de-Corveta do Corpo de Intendentes da Marinha.

Marcelo David Davis

Mestre em Ciências Contábeis (UERJ), Especialista em Contabilidade e Auditoria (UFF) e Bacharel em Ciências Navais (Escola Naval). Capitão-de-Fragata do Corpo de Intendentes da Marinha

Downloads

Publicado

2017-10-17

Como Citar

Santos, J. L. T., Quintal, R. S., Santos, M. de F. B. dos, Santana, E. C. de, & Davis, M. D. (2017). AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ECONÔMICO DE ORGANIZAÇÕES MILITARES: PRESTADORAS DE SERVIÇO PELO EMPREGO DE PAINÉIS DE INDICADORES. Revista Vianna Sapiens, 5(2), 14. Recuperado de https://viannasapiens.com.br/revista/article/view/131