ENGAJAMENTO E AÇÕES DE MARKETING DE RELACIONAMENTO NO FUTEBOL

UM ESTUDO COM TORCEDORES DO CRUZEIRO ESPORTE CLUBE

  • Paula Gonçalves Chaves
  • Marlusa Gosling
  • Sandro Alves de Medeiros
Palavras-chave: ENGAJAMENTO., MARKETING DE RELACIONAMENTO, MARKETING ESPORTIVO, FUTEBOL.

Resumo

Esse estudo avaliou os impactos das ações de marketing de relacionamento de um clube específico, o Cruzeiro Esporte Clube, no engajamento de seus torcedores, e o impacto deste nos valores para o torcedor e nos resultados de marketing. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa (survey) com 106 respondentes. O estudo foi feito em duas etapas, sendo a primeira delas uma análise das principais ações de marketing realizadas pelo Cruzeiro Esporte Clube por meio de entrevistas com funcionários do clube. A segunda etapa consistiu na aplicação de um survey em torcedores cruzeirenses para a coleta de dados, adaptando o modelo proposto por VIvek (2209) a esse setor específico. Estatística multivariada, notadamente regressões múltiplas foram conduzidas. Como principal resultado, o estudo mensurou o impacto das ações de marketing no construto de engajamento e estabeleceu construtos que mediaram tais relações.

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Biografia do Autor

Paula Gonçalves Chaves

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua na Empresa Júnior UCJ – UFMG.

Marlusa Gosling

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Associada de Marketing e Estratégia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Sandro Alves de Medeiros

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Alagoas.. Doutorando em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Assistente da Universidade Federal de Alagoas.

Publicado
2017-10-11
Como Citar
Chaves, P. G., Gosling, M., & Medeiros, S. A. de. (2017). ENGAJAMENTO E AÇÕES DE MARKETING DE RELACIONAMENTO NO FUTEBOL: UM ESTUDO COM TORCEDORES DO CRUZEIRO ESPORTE CLUBE. Revista Vianna Sapiens, 5(1), 32. Recuperado de https://viannasapiens.com.br/revista/article/view/106