VAMOS FAZER ALGO DIFERENTE? UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE MOTIVAÇÕES DE VISITAÇÃO A MUSEUS
Palavras-chave:
VISITAÇÃO A MUSEUS, MOTIVADORES., ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA, LÓGICA DOMINADA PELO SERVIÇ, TURISMO.Resumo
Os museus apresentam uma função social importante no que tange à educação, à exposição de coleções de valor histórico, artístico e científico, e ao turismo. Nesse sentido, esse estudo exploratório tem como principal objetivo investigar as motivações dos visitantes de museus fazendo um paralelo com as literaturas sobre a economia da experiência e a lógica do serviço-dominante. Para alcançar tal objetivo, foram realizados quatro minigrupos de foco com 23 estudantes de uma Universidade Federal localizada no Sudeste do Brasil. Como resultado, obteve-se que a busca por experiências novas e diferentes, a busca pelo aprendizado, a vontade de conhecer a cultura local, a situação de estar em uma viagem turística e a recomendação de pessoas próximas (amigos, familiares, colegas) foram os fatores principais destacados pelos entrevistados como influenciadores da visitação a museus. Os autores agradecem ao suporte financeiro da FAPEMIG (edital Universal 2012).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapiens

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.