A RELAÇÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS E OS ASPECTOS CULTURAIS EM UMA CIDADE FRONTEIRIÇA

  • Juliana Mayumi Nishi
  • Viviane Flaviano
  • Mauri Leodir Löbler
Palavras-chave: FRONTEIRA BRASIL-PARAGUA, CULTURA., PROCESSO DE SELEÇÃO.

Resumo

No Brasil, apesar da extensa fronteira do ponto de vista físico, ainda carece o conhecer sobre a mesma, a estrutura, pesquisa e o desenvolvimento em quase todas as áreas. A proposta deste estudo surge, primeiramente, pela percepção de que há, ainda, poucos estudos sendo desenvolvidos sobre a temática. Entretanto, as fronteiras refletem um espaço muito particular, onde as relações, as trocas culturais, são completamente intrínsecas, dinâmicas e complexas. Logo, explorar as representações culturais presentes em um território fronteiriço, as relações entre as diferentes pessoas e sobre tudo as relações de trabalho que são constituídos nesse espaço é importante. Este artigo tem como questionamento compreender a relação entre os aspectos culturais e o processo de seleção de candidatos, na cidade brasileira fronteiriça de Ponta Porã, MS, vizinha de Pedro Juan Caballero - Paraguai. Foi feito um estudo de casos agregados em diferentes empresas para verificar estas relações. Foi concluído que estas empresas brasileiras possuem métodos de contratação semelhantes, mas que a decisão em final em contratar está relacionada principalmente à cultura da organização, ou seja, se o candidato apresentarem valores, princípios e costumes que a empresa defende como sendo seus, o candidato será contratado, uma vez que estas empresas sofrem com a escassez de mão de obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Mayumi Nishi

Mestranda em Administração (UFSM). Graduada em Administração de Empresas e Turismo (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Viviane Flaviano

Mestranda em Administração (UFSM). Graduada em Gestão de Cooperativas (Universidade Federal de Viçosa)

Mauri Leodir Löbler

Doutor em Administração (UFRS). Mestre em Engenharia de Produção (UFSM). Graduado em Administração (UFSM). Professor Associado na UFSM; vice-diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM.

Publicado
2017-10-23
Como Citar
Nishi, J. M., Flaviano, V., & Löbler, M. L. (2017). A RELAÇÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS E OS ASPECTOS CULTURAIS EM UMA CIDADE FRONTEIRIÇA. Revista Vianna Sapiens, 5(Especial), 27. https://doi.org/10.31994/rvs.v5iEspecial.141