PATRIMÔNIO PARADISO

DIFERENTES ASSIMILAÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS

Autores

  • Yussef Daibert Salomão de Campos

Palavras-chave:

PATRIMÔNIO CULTURAL, CINE-TEATRO CENTRAL, EDGARD CINE TEATRO, CINE EXCELSIOR

Resumo

Dominique Poulot confere ao patrimônio cultural a classificação de uma área de controvérsias e conflitos. A partir disso, este trabalho tem como objetivo demonstrar como três cinemas da Zona da Mata Mineira passaram por três diferentes apropriações pelos poderer públicos municipais. Dois deles em Juiz de Fora – Excelsior e Cine Teatro Central; e um em Cataguases – Cine Edgard. Este ensaio, que compara políticas públicas distintas, de resultados coletados em momentos distintos, apresenta aqui reunidos os três casos, pela primeira vez, pelo simples motivo de serem cinemas; e terem tido distintos destinos. Da restauração profunda (Cine Teatro Central), à desapropriação combinada ao tombamento (Cine Edgard) e à completa desconfiguração (Cine Excelsior)

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Biografia do Autor

Yussef Daibert Salomão de Campos

Doutorando no PPG em História-UFJF. Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural-UFPel. graduado em Direito-UFJF. E-mail: ycamos@viannajunior.edu.br

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Publicado

2017-09-25

Como Citar

de Campos, Y. D. S. (2017). PATRIMÔNIO PARADISO: DIFERENTES ASSIMILAÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS. Revista Vianna Sapiens, 3(1), 21. Recuperado de https://viannasapiens.com.br/revista/article/view/65