Correlação entre educação financeira dos jovens estudantes e a situação financeira de universitários de uma IES privada
DOI:
https://doi.org/10.31994/rvs.v13i1.881Palavras-chave:
Alfabetização financeira, Educação FinanceiraResumo
A evasão universitária no Brasil tem afetado Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, principalmente após a redução do financiamento estudantil (FIES), a partir de 2015. A evasão gera perda de potencial intelectual, financeiro e social para quem abandona a graduação. Nas IES privadas, o impacto financeiro da evasão acentuada acaba resultando em redução de recursos e investimentos. Este estudo buscou desenvolver uma análise das variáveis de Educação e Planejamento financeiros que refletem na situação financeira de discentes de uma IES privada do Estado do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu por meio de survey enviada a uma amostra representativa da população em 2020. Após o tratamento dos dados, foi observada a relação entre as variáveis, a fim de testar as hipóteses propostas na pesquisa. Foram identificados fatores determinantes do nível de Educação Financeira e Planejamento Financeiro, e sua relação com a Situação Financeira dos universitários pesquisados.
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