Correlação entre educação financeira dos jovens estudantes e a situação financeira de universitários de uma IES privada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v13i1.881

Palavras-chave:

Alfabetização financeira, Educação Financeira

Resumo

A evasão universitária no Brasil tem afetado Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, principalmente após a redução do financiamento estudantil (FIES), a partir de 2015. A evasão gera perda de potencial intelectual, financeiro e social para quem abandona a graduação. Nas IES privadas, o impacto financeiro da evasão acentuada acaba resultando em redução de recursos e investimentos. Este estudo buscou desenvolver uma análise das variáveis de Educação e Planejamento financeiros que refletem na situação financeira de discentes de uma IES privada do Estado do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu por meio de survey enviada a uma amostra representativa da população em 2020. Após o tratamento dos dados, foi observada a relação entre as variáveis, a fim de testar as hipóteses propostas na pesquisa. Foram identificados fatores determinantes do nível de Educação Financeira e Planejamento Financeiro, e sua relação com a Situação Financeira dos universitários pesquisados.

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Biografia do Autor

Giane Costa Oliveira, Universidade Estácio de Sá

Mestranda em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá, Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense, MBA em Contabilidade e Auditoria pela Universidade Federal Fluminense, Pós Graduação em Controladoria e Finanças pela Universidade Plínio Leite. Atua como docente na Universidade Estácio de Sá desde 2012, nos cursos de Graduação e Pós Graduação em Ciências Contábeis e Administração.

Antônio Carlos Magalhães da Silva, Universidade Estácio de Sá/Professor

Doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ (2005). Mestrado em Administração pela Coppead/UFRJ (2000). Graduado em Eng. de Produção pela UFRJ (1993), Administração de Empresas pela UERJ (1993), Ciências Contábeis pela UERJ (2004) e Direito pela UFRJ (2007). Pós-Doutorado em Engenharia de Produção pela UFF (2019). Professor da Universidade Estácio de Sá (Unesa) do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA). Professor da Escola Nacional de Seguros e Professor da UFF (Departamento de Engenharia de Produção). Participante do Programa de Bolsa Pesquisa Produtividade e de Extensão da Unesa. Professor com experiência em cursos de Pós Graduação Lato Sensu e graduação, com atuação de pesquisa nas áreas de finanças, educação financeira, contabilidade e métodos quantitativos. Professor com experiência na área de Educação Tradicional e Ensino à distância (Ead) na área de finanças/contabilidade. Pesquisador na área de Gestão de Riscos, Governança. Finanças, Métodos Quantitativos e Seguros. Avaliador de congressos e revistas científicas na área de Administração e Finanças.

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Publicado

2022-04-26

Como Citar

Costa Oliveira, G., & Magalhães da Silva, A. C. . (2022). Correlação entre educação financeira dos jovens estudantes e a situação financeira de universitários de uma IES privada. Revista Vianna Sapiens, 13(1), 24. https://doi.org/10.31994/rvs.v13i1.881

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