Um resgate da construção de mercados das lives musicais no Brasil durante o período inicial da pandemia de Covid-19

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v15i2.996

Keywords:

Construção de Mercado, Práticas de Mercado, Mercado Musical, Lives Musicais, Covid-19

Abstract

Este artigo busca resgatar os momentos iniciais da construção do mercado de lives musicais no Brasil durante a pandemia de COVID-19, sob a ótica dos Estudos de Mercado Construtivistas. Para isto, realizou-se um estudo exploratório-descritivo por meio de pesquisa documental e de dados secundários, os quais foram obtidos em reportagens veiculadas em mídias eletrônicas relacionadas ao tema no período inicial da pandemia. Os resultados demonstraram de que forma os atores realizaram práticas de representação (movimentações digitais; formatação do mercado; definição de patrocínios), de normatização (padronização de publicidade; regulamentação do consumo de produtos; regulação de política de direitos autorais) e de transação (arrecadação de doações, monetização e transações publicitárias) no contexto das lives musicais; ; estas viabilizadas, muitas vezes, por práticas estruturantes (ações publicitárias; utilização de dispositivos tecnológicos; criação de plataformas). Reconhece-se que as lives musicais tiveram um papel prepoderante para esse setor durante a pandemia de COVID-19, mas que novas práticas inerentes a mercado seriam necessárias para a sua estabilização e relevância na atualidade.

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Author Biographies

Gustavo Nunes Maciel, Universidade Federal de Lavras

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), área de concentração: Estratégia, Marketing e Inovação. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). 

Álvaro Leonel de Oliveira Castro, Universidade Estadual do Paraná

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus de Campo Mourão. Atua no Colegiado de Administração do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Doutor e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras. 

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Published

2024-12-03

How to Cite

Nunes Maciel, G., & de Oliveira Castro, Álvaro L. (2024). Um resgate da construção de mercados das lives musicais no Brasil durante o período inicial da pandemia de Covid-19 . Revista Vianna Sapiens, 15(2), 32. https://doi.org/10.31994/rvs.v15i2.996