Mapeamento das pesquisas sobre inovação em plataformas digitais

uma Análise Bibliométrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v16i1.1011

Palavras-chave:

plataformas digitais, inovação, Análise bibliométrica

Resumo

Diante do impacto das plataformas digitais, a inovação nesse campo tornou-se um tema central para o desenvolvimento dos mercados. Este estudo realiza uma análise bibliométrica dos trabalhos sobre inovação em plataformas digitais, mapeando o estado da arte, tendências e lacunas de conhecimento. A pesquisa abrange dados das bases Web of Science e Scopus, de 1996 a 2024. Os resultados evidenciam um crescimento expressivo nas publicações recentes, destacando a relevância crescente das plataformas digitais na economia global. Observou-se que China e Estados Unidos lideram como principais pólos de produção científica. Outro achado relevante é a natureza interdisciplinar das investigações, ressaltando a necessidade de colaboração entre áreas para aprofundar o conhecimento sobre o tema. Este panorama contribui para a compreensão das dinâmicas de inovação em plataformas digitais e suas implicações nos mercados globais.

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Biografia do Autor

Daniel Cola dos Santos

Graduado em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES.

Gabriel José da Silva Abrahão, Universidade Federal de Lavras

Graduado em Economia pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), com sólida formação teórica e prática nas áreas de economia, gestão e análise de dados. Atualmente, cursando mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), com ênfase em Inovação Aberta, Ecossistemas de Inovação e Mobilidade Inteligente.

Mariane Dias Abreu, UFLA

Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras.

João Paulo Nascimento Silva, Faculdade Israelita Albert Einstein

Pós-Doutorado em andamento na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA USP, 2023). É Doutor em Administração pelo Universidade Federal de Lavras (2023), com ênfase em Gestão do Conhecimento, Tecnologia e Inovação. É Mestre em Administração pelo Universidade Federal de Lavras (2019), Mestre em Marketing Relacional pelo Instituto Politécnico de Leiria/PT (2016), possui MBA em Gestão de Negócios e Empreendimentos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014) e é Administrador de Empresas pelas Faculdades Integradas Vianna Junior (2012) com Certificação de Qualidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É professor da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE - São Paulo/SP) onde é Coordenador do Observatório de Inovação do Einstein. É também Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui experiência no mercado corporativo na área de seguros, em Gestão de Equipes e de Projetos, Consultoria, Treinamentos e Abertura de Empresas Digitais.É pesquisador nas áreas de Inovação, Inovação Disruptiva, Ecossistemas de Inovação, Modelos de Negócios, Desenvolvimento Sustentável, Estratégia e Empreendedorismo.

Anne Irene Cunha Vaz, UFLA

Graduada em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga, em fevereiro de 2022. Em seguida, obtive o título de Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em fevereiro de 2024, com ênfase na linha de pesquisa de Gestão Estratégica, Marketing e Inovação. Atualmente, sou doutoranda em Administração pela UFLA, novamente com foco em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação. Minhas áreas de estudo incluem Inovação Responsável, Ecossistemas de Inovação e Mobilidade Inteligente.

 

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Publicado

2025-06-03

Como Citar

Cola dos Santos, D., da Silva Abrahão, G. J., Dias Abreu, M., Nascimento Silva, J. P., & Cunha Vaz, A. I. (2025). Mapeamento das pesquisas sobre inovação em plataformas digitais: uma Análise Bibliométrica . Revista Vianna Sapiens, 16(1), 31. https://doi.org/10.31994/rvs.v16i1.1011