DIREITO À MORTE

UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO SUICÍDIO ASSISTIDO

Autores

  • Dayane Marques Miranda
  • Larissa Campos Martins e Silva
  • Bruno Stigert

Palavras-chave:

DIREITOS FUNDAMENTAIS, PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA, PRINCÍPIO DA AUTONOMIA, MORTE DIGNA, SUICÍDIO ASSISTIDO

Resumo

A morte digna não é um tema recente na história da humanidade, embora diversos tipos de assistências prestadas a pacientes com doenças avançadas e terminais tenham sido objeto de intenso debate atualmente na literatura. Este artigo tem como objetivo introduzir a análise do suicídio medicamente assistido a partir da abordagem principialista feita por T. L. Beauchamp, apresentando a definição de suicídio e quatro princípios fundamentais éticos na reflexão sobre a moralidade do suicídio assistido. Além disso pretende-se demonstrar o confronto de direitos fundamentais que surgem quando o enfermo, em estado irreversível e que esteja convivendo com um sofrimento insuportável, deseja que lhe seja praticado o suicídio assistido, analisando o confronto entre os direitos fundamentais listados na Constituição Brasileira. Por fim, este artigo pretende defender a moralidade do suicídio assistido nas circunstâncias que serão demonstradas. A metodologia utilizada foi jurídicopropositivo. O levantamento de dados foi por meio de pesquisa bibliográfica, com consulta a obras secundárias e à legislação. O artigo conclui que, a partir de referenciais teóricos divergentes, cada situação envolvendo um enfermo deve ser analisada individualmente e que o princípio da dignidade da pessoa humana tende a prevalecer neste conflito de direitos fundamentais entre o direito à vida e o direito à liberdade de escolha de uma morte digna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayane Marques Miranda

Graduanda do curso de Direito das Faculdades Integradas Vianna Júnior

Larissa Campos Martins e Silva

Graduanda do curso de Direito das Faculdades Integradas Vianna Júnior

Bruno Stigert

Professor orientador do Projeto de Iniciação Científica. Bacharel em Direito. Mestre em Direito Público pela UERJ e Doutorando em Sociologia e Direito pela UFF.

Downloads

Publicado

2017-10-25

Como Citar

Miranda, D. M., Silva, L. C. M. e, & Stigert, B. (2017). DIREITO À MORTE: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO SUICÍDIO ASSISTIDO. Revista Vianna Sapiens, 6(1), 19. Recuperado de https://viannasapiens.com.br/revista/article/view/153