A IDENTIDADE ORGANIZACIONAL À LUZ DA PESQUISA ETNOGRÁFICA

Autores

  • Nicássia Feliciana Novôa
  • Helder Antônio Silva

Palavras-chave:

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL, ETNOGRAFIA, MÚLTIPLAS ABORDAGENS, PESQUISA PARTICIPANTE

Resumo

Desde 1980, tem havido significativas intensificações de debates na Teoria das Organizações sobre os impactos do dinamismo e a complexidade das conexões inerentes a globalização, além do grau em que as transformações interferem nos hábitos, valores e costumes tradicionais. Frente a esse panorama, a questão da identidade tem adquirido destaque nos estudos relacionados aos fenômenos sociais contemporâneos, mas aindase faz necessáriona academia pesquisas com posicionamentos epistemológicos que venham utilizar métodos que enfatizam a adoção da observação participante sob uma perspectiva interdisciplinar e não positivista. Dessa forma, o objetivo deste artigo é analisar a identidade organizacional por meio da aplicação da metodologia da etnografia. Para captar, compreender e apreender a diversidade do tema, os pesquisadores da Teoria das Organizações podem adotar o método da etnografia, para revelar “estruturas profundas” de múltiplos sentidos e significados relacionados com o tema da identidade.

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Biografia do Autor

Nicássia Feliciana Novôa

Doutoranda pelo IAG PUC – Rio de Janeiro e Professora EBTT do Curso de Administração do IF Sudeste MG – Campus Barbacena. email: nicassia.feliciana@ifsudestemg.edu.br

Helder Antônio Silva

Doutorando pelo IAG PUC – Rio de Janeiro e Professor EBTT do Curso de Administração do IF Sudeste MG – Campus Barbacena. email: helder.silva@ifsudestemg.edu.br

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Publicado

2017-10-25

Como Citar

Novôa, N. F., & Silva, H. A. (2017). A IDENTIDADE ORGANIZACIONAL À LUZ DA PESQUISA ETNOGRÁFICA. Revista Vianna Sapiens, 6(1), 28. Recuperado de https://viannasapiens.com.br/revista/article/view/154

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