Ouvidoria:

um estudo de caso em uma Universidade Federal localizada no Sul de Minas Gerais

Palavras-chave: Ouvidoria, Organização, Usuários

Resumo

A ouvidoria é uma ferramenta importante para as organizações e seus usuários, pois atua na intermediação das relações entre esses atores. Assim sendo, o objetivo desse trabalho é descrever o processo interno do setor de ouvidoria de uma instituição federal de ensino e compreender as funções desempenhadas por esse setor dentro da organização, além de propor alternativas para as falhas diagnosticadas. Verificou-se, que o setor de ouvidoria estudada possui atribuições e competências bem delimitadas, além de canais diversos para que os usuários se manifestem. Contudo, foram encontradas algumas falhas para as quais foram sugeridas possíveis alternativas para corrigi-las. Nesse sentido, constatou-se que a ouvidoria é um importante mecanismo para o bom funcionamento da organização pública, pois é o elo de comunicação entre a organização, usuários e sociedade. Para tanto, indispensável a disseminação de suas atribuições para que haja maior participação dos usuários nesse espaço democrático.

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Referências

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Publicado
2019-10-29
Como Citar
Raimundo, F. M., Andrade, D. M., Nascimento, P. O., & Siqueira, M. S. S. (2019). Ouvidoria: . Revista Vianna Sapiens, 10(2), 24. https://doi.org/10.31994/rvs.v10i2.589