Consumo na base da pirâmide:

tendências de pesquisa com base em uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Alyce Cardoso Campos Universidade Federal de Lavras
  • Daniel Carvalho de Rezende Universidade Federal de Lavras
  • José Willer do Prado Universidade Federal de Lavras
  • Thaísa Barcellos Pinheiro do Nascimento Universidade Federal de Lavras
  • Humberto Rodrigues Marques Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v11i1.631

Palavras-chave:

Base da pirâmide, Consumo, Classes, pesquisas futuras

Resumo

O presente artigo teve como objetivo principal realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o consumo na base da pirâmide nos últimos 5 anos. Além deste, três objetivos específicos foram traçados para este estudo. O primeiro sendo realizar uma análise dos artigos sobre consumo e base da pirâmide (BdP) nas bases Scopus, Web of Science, SPELL e SciELO nos últimos 5 anos (2013-2017) observando as metodologias e objetos de pesquisa utilizados para os estudos. O segundo, analisar a classificação de base da pirâmide nos artigos das bases de dados brasileiras SPELL e SciELO sem limitação de ano. Por último, realizar uma síntese das sugestões de pesquisas futuras realizadas nos artigos do último ano (2017) das quatro bases já citadas. Foram analisados 67 artigos no total realizando análise bibliográfica e semântica. Como principais resultados tem-se que a maioria dos artigos traz as classes C, D e E como BdP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDREASEN, Alan R. The differing nature of consumerism in the ghetto. Journal of Consumer Affairs, v. 10, n. 2, p. 179-190, 1976.
ANTONI, Verner Luis; BASSO, Kenny. Expectations concerning retail: a study of clothing and shoe consumers at the bottom of the social pyramid. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 18, n. 62, p. 593-608, 2016.
BENINGER, Stefanie; ROBSON, Karen. Marketing at the base of the pyramid: Perspectives for practitioners and academics. Business Horizons, v. 58, n. 5, p. 509-516, 2015.
BHARTI, Kumkum; AGRAWAL, Rajat; SHARMA, Vinay. What drives the customer of world's largest market to participate in value co-creation?. Marketing Intelligence & Planning, v. 32, n. 4, p. 413-435, 2014.
CEV-FGV. Definição de baixa renda. Disponível em: < http://cev.fgv.br/node/64 >. Acesso em: 16 ago. 2017.
CHIKWECHE, Tendai. Marketing at the bottom of pyramid: market attractiveness and strategic requirements. Marketing Intelligence & Planning, v. 31, n. 7, p. 764-787, 2013.
COONEY, Kate; SHANKS, Trina R. W. New approaches to old problems: Market-based strategies for poverty alleviation. Social Service Review, v. 84, n. 1, p. 29-55, 2010.

CPS/FGV. Qual a faixa de renda familiar das classes. Disponível em: < http://cps.fgv.br/qual-faixa-de-renda-familiar-das-classes >. Acesso em: 16 ago. 2017.
FILARDI, Fernando; BARROS, Filippe Delarissa; FISCHMANN, Adalberto A. Business strategies for the bottom of the pyramid: multiple case studies of large companies in the pacified communities of Rio de Janeiro. RAUSP Management Journal, v. 53, n. 1, p. 63-73, 2018.
FILARDI, Fernando; TRINTA, José Luiz; CARVALHO, Bruna. Características do Consumo de Beleza na Base da Pirâmide: Análise da Percepção dos Participantes do Mercado. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 8, n. 2, p. 123-153, 2016.
GERHARD, Felipe et al. Exploring utilitarian and hedonic aspects of consumption at the bottom of pyramid. Revista Brasileira de Marketing, v. 16, n. 3, p. 268-280, 2017.
GUPTA, Shruti; PIRSCH, Julie. Consumer evaluation of target marketing to the bottom of the pyramid. Journal of International Consumer Marketing, v. 26, n. 1, p. 58-74, 2014.
HAMMOND, Allen L. et al. The next 4 billion. Innovations: Technology, Governance, Globalization, v. 2, n. 1-2, p. 147-158, 2007.
HASAN, Md Rajibul; LOWE, Ben; RAHMAN, Mizan. Visual cues and innovation adoption among bottom of the pyramid consumers. Qualitative Market Research: An International Journal, v. 20, n. 2, p. 147-157, 2017.
HEMAIS, M. W.; CASOTTI, L. M.; ROCHA, E. P. G. Hedonismo e moralismo: consumo na base da pirâmide. RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 53, n. 2, p. 199-207, mar./abr. 2013.
IBOPE. Pesquisa de opinião pública sobre otimismo. <http://www.ibopeinteligencia.com/arquivos/JOB_1039_EOY%20-%20Relat%C3%B3rio%20de%20tabelas%20(divulga%C3%A7%C3%A3o).pdf>. Acesso em: 16 dez. 2017.
JOSE, Saju; CHACKO, Jacob. Sustainable development of microfinance customers: An empirical investigation based on India. Journal of Enterprise Information Management, v. 30, n. 1, p. 49-64, 2017.
JOSE, Saju; KHARE, Nilesh; BUCHANAN, F. Robert. Serving the poor: captive market CSR and repurchase intention. International Journal of Bank Marketing, v. 33, n. 3, p. 316-329, 2015.
KOLK, Ans; RIVERA-SANTOS, Miguel; RUFÍN, Carlos. Reviewing a decade of research on the “base/bottom of the pyramid”(BOP) concept. Business & Society, v. 53, n. 3, p. 338-377, 2014.
KOTLER, Philip. What consumerism means for marketers. Harvard business review, v. 50, p. 48-57, 1972.
LADD, Ted. Business models at the bottom of the pyramid: leveraging context in undeveloped markets. The International Journal of Entrepreneurship and Innovation, v. 18, n. 1, p. 57-64, 2017.
LEONHARDT, James M.; CHU, Rongwei. Online banking adoption at the bottom of the pyramid: a survey of Chinese migrant workers. International Journal of Emerging Markets, v. 12, n. 4, p. 742-752, 2017.
LIVRAMENTO, Mariana Nazaré; HOR-MEYLL, Luis Fernando; PESSÔA, Luís Alexandre Grubits de Paula. Valores que motivam mulheres de baixa renda a comprar produtos de beleza. Revista de Administração Mackenzie (Mackenzie Management Review), v. 14, n. 1, 2012.
MASON, Katy; CHAKRABARTI, Ronika; SINGH, Ramendra. What are bottom of the pyramid markets and why do they matter?. Marketing Theory, v. 13, n. 3, p. 401-404, 2013.
MUNIZ, ALINE VIEIRA; OLIVEIRA, L. B. Primeiros impactos da pacificação no consumo de moradores de favelas cariocas. ADM MADE, v. 17, n. 3, p. 47-69, 2013.
NOGAMI, V. K. da C; PACAGNAN, M. N. Produção Acadêmica sobre o Consumo na Base da Pirâmide na Área de Marketing: uma Pesquisa Bibliométrica. Revista ADM.MADE, Rio de Janeiro, v.15, n.3, p.100-113, set./dez. 2011.
NOGAMI, Vitor Koki da Costa; VIEIRA, Francisco Giovanni David; MEDEIROS, Juliana. Reflexões acadêmicas e de mercado para o Marketing na base da pirâmide. Revista de Negócios, v. 17, n. 4, p. 55-73, 2012.
PIACENTINI, Maria; HAMILTON, Kathy. Consumption lives at the bottom of the pyramid. Marketing Theory, v. 13, n. 3, p. 397-400, 2013.
PRAHALAD, C. K.; HART, S. L. The fortune at the bottom of the pyramid. Strategy & Business (26). 2002.
PRAHALAD, Coimbatore K.; HAMMOND, Allen. Serving the world's poor, profitably. Harvard business review, v. 80, n. 9, p. 48-59, 2002.
PRAHALAD, Coimbatore Krishna. The Fortune at the Bottom of the Pyramid. Pearson Education, 2005.
ROCHA, Angela da; SILVA, Jorge Ferreira da. Inclusão social e marketing na base da pirâmide: uma agenda de pesquisa. RAE-eletrônica, v. 7, n. 2, 2008.
RODRIGUES, Tonny Kerley de Alencar; CASOTTI, Leticia Moreira. Queremos Mobilidade! Lógicas de consumo associadas à experiência com o primeiro automóvel. Revista de Administração, v. 13, n. 1, p. 220-247, 2015.
SAMPAIO, RF. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista brasileira de fisioterapia, v. 11, n. 1, p. 83-89, 2007.
SECRETARIA DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS. Vozes da Classe Média: É
ouvindo a população que se constroem políticas públicas adequadas. Brasília: Marco Zero, 2012. Disponível em: < http://www.epsjv.fiocruz.br/upload/doc/Cartilha- Vozes-Classe-Media.pdf >. Acesso em: 16 ago. 2017

SIVA, Iara Silva da; ROHDE, Liliane Antunes. Rituais de consumo de lazer e alimentação: espelhos da identidade familiar dos casais ninho vazio. Revista ADM. MADE, v. 21, n. 1, p. 73-90, 2017.
SILVA, Minelle Enéas; BALBINO, Débora Prazeres; GÓMEZ, Carla Pasa. Consumo Sustentável na base da pirâmide: definindo papéis e obrigações para a efetivação do desenvolvimento sustentável 10.5773/rgsa. v5i2. 312. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 5, n. 2, 2012.
SINHA, Piyush Kumar; GUPTA, Suraksha; RAWAL, Saurabh. Brand adoption by BoP retailers. Qualitative Market Research: An International Journal, v. 20, n. 2, p. 181-207, 2017.
YURDAKUL, Dicle; ATIK, Deniz; DHOLAKIA, Nikhilesh. Redefining the bottom of the pyramid from a marketing perspective. Marketing Theory, v. 17, n. 3, p. 289-303, 2017.

Downloads

Publicado

2020-05-08

Como Citar

Campos, A. C., Carvalho de Rezende, D., Willer do Prado, J., Barcellos Pinheiro do Nascimento, T., & Rodrigues Marques, H. (2020). Consumo na base da pirâmide:: tendências de pesquisa com base em uma revisão sistemática da literatura. Revista Vianna Sapiens, 11(1), 26. https://doi.org/10.31994/rvs.v11i1.631