EDITORIAL

Continuando a proposta editorial da Revista Vianna Sapiens, que é publicar artigos das áreas de Direito, Administração e Economia, compartilhamos com a comunidade um editorial da revista acadêmica Vianna Sapiens.

O primeiro artigo da seção de Direito, Elisa Campos Figuerôa e Rhaíza Sarciá Bastos discute o acesso à justiça e a excessiva judicialização das pretensões resistidas e o papel fundamental dos meios adequados de solução de conflitos. A seguir Cláudia Pereira Vaz Magalhães faz uma abordagem sobre as comissões parlamentares de inquérito enfocando nos poderes que lhe são inerentes previstos na constituição. O comportamento desviante nas diferentes ordens jurídicas é o tema do artigo de Murilo de Sá Júnior, que aborda o comportamento marginal ou desviante nas teorias de Durkheim, Howard e Becker.  Esta seção é finalizada com o artigo de André Sobrinho, Carolina da Costa Oliveira Delgado, Ricardo Nocera Pires e Tamires de Abreu Cosendey que refletem sobre a supremacia do interesse público sobre o particular, elucidando questões que circundam o tema à luz de posicionamentos de renomados doutrinadores.

A segunda seção é inaugurada com o artigo de Paulo Roberto da Costa Vieira, Nilo Barros, Jorge Augusto de Sá Brito e Freitas e Antônio Carlos Magalhães da Silva que avaliam aspectos relacionados sobre mediação da imagem institucional de uma determinada de organização filantrópica especializada em reabilitação de deficientes de áreas carentes. O segundo artigo dessa seção, de autoria de Gláucia de Paula Falco, Joyce Gonçalves Altaf e Irene Raguenet Troccoli apresenta uma reflexão sobre os aspectos determinantes - entre os critérios utilizados pela CAPES para avaliar os programas de pós-graduação no país - que permitem distinguir os cursos classificados como excelentes daqueles classificados como regulares. A seguir, Alex Silva de Faria, Debora Vargas Ferreira Costa e Victor Cláudio Paradela Ferreira apresentam um estudo de caso sobre a percepção dos funcionários em relação ao clima organizacional de uma empresa de telefonia.  

A política cambial e o saldo do balanço de pagamentos  e o efeito gerado pelo regime adotado pelo Brasil a partir dos anos 90 é discutido por Douglas Sad Silveira. Finalizando esta seção, Cristiana de Paula Resende e Frederico Azevedo Alvim apresentam um estudo de caso sobre o potencial empreendedor de empresários juniores.

Agradecemos mais uma vez a importante colaboração dos pareceristas e autores e desejamos a todos uma boa leitura!

Rachel Zacarias 
Joyce Altaf

Editoras

Publicado: 2013-07-03

Artigos Multidisciplinares