A MEDIÇÃO DE IMAGEM INSTITUCIONAL

CONSTRUÇÃO DE ESCALA PARA A ASSOCIAÇÃO FLUMINENSE DE REABILITAÇÃO

Autores

  • Paulo Roberto da Costa Vieira
  • Nilo Barros
  • Jorge Augusto de Sá Brito e Freitas
  • Antonio Carlos Magalhães da Silva

Palavras-chave:

IMAGEM INSTITUCIONAL, REABILITAÇÃO, FILANTROPIA., ANÁLISE FATORIAL CONFIRMATÓRIA

Resumo

A imagem institucional funciona como interface entre a realidade exterior e o indivíduo, permitindo-lhe abstrair e simplificar conteúdos complexos sobre a organização, com a finalidade de permitir que a mente só pondere os significados julgados relevantes. É dentro de uma teia de significados intrinsecamente interrelacionados que a organização filantrópica deverá atuar para fortalecer a sua imagem, caso tenha interesse em atrair financiamento crescente para o desempenho de suas atividades filantrópicas. O presente estudo avalia escala para medição de imagem institucional de organização filantrópica especializada em reabilitação de deficientes de áreas carentes. Para tanto, realizou-se pesquisa de survey com amostra de conveniência. O instrumento de coleta de dados foi o questionário estruturado e auto-administrado, com cinco opções de respostas do tipo Likert. Empregou-se, no tratamento dos dados, a análise fatorial confirmatória. Os resultados evidenciaram a consistência da escala proposta, acompanhados de inúmeros insights sugestivos de ações estratégicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto da Costa Vieira

Doutor em Administração de Empresas. Atualmente é professor do curso de Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá; professor do curso de Administração de Empresas da Escola Superior Nacional de Seguros; e analista do Banco Central do Brasil.

Nilo Barros

Mestre em Administração de Empresas. Atualmente é funcionário da IBM Global Technology Services.

Jorge Augusto de Sá Brito e Freitas

Doutor em Administração de Empresas. Atualmente é professor e coordenador de pesquisas do curso de Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá

Antonio Carlos Magalhães da Silva

Doutor em Engenharia de Produção. Atualmente é professor do curso de Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá; professor do curso de Administração de Empresas da Escola Superior Nacional de Seguros; analista do Banco Central do Brasil.

Downloads

Publicado

2017-10-04

Como Citar

Vieira, P. R. da C., Barros, N., Freitas, J. A. de S. B. e, & Silva, A. C. M. da. (2017). A MEDIÇÃO DE IMAGEM INSTITUCIONAL: CONSTRUÇÃO DE ESCALA PARA A ASSOCIAÇÃO FLUMINENSE DE REABILITAÇÃO. Revista Vianna Sapiens, 4(1), 29. Recuperado de https://viannasapiens.com.br/revista/article/view/83

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)