Determinantes psicológicos na atitude de consumo de crédito

  • Samuel de Jesus Monteiro de Barros
  • Paulo Roberto da Costa Vieira
  • Cecília Lima de Queirós Mattoso
  • Antônio Carlos Magalhães da Silva
Palavras-chave: ATITUDE, CONSUMO DE CRÉDITO, MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS.

Resumo

O presente trabalho propõe estudar a adequação do modelo ABC das atitudes como escala para medir a atitude do consumo de crédito no mercado brasileiro, utilizando Modelagem de Equações Estruturais, com base em matriz de covariância, enquanto ferramenta estatística para tratamento dos dados. Para tanto, foi realizada uma survey com amostra de conveniência constituída por 410 respondentes na cidade do Rio de Janeiro e baseado no modelo de Pattarin e Cosma (2012). Como instrumento de coleta de dados foi utilizado questionário estruturado, com respostas em escala Likert. Os resultados indicam que o modelo ABC exibe potencial para mensurar a atitude e predizer a decisão de contratação de crédito para consumo e também gera insights para um melhor entendimento da dinâmica do consumo de crédito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel de Jesus Monteiro de Barros

Mestre em Administração (MADE/UNESA) - samuel@tcapital.com.br

Paulo Roberto da Costa Vieira

Doutor em Administração (COPPEAD/UFRJ) - Professor Adjunto, Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA), Universidade Estácio de Sá. paulo.vieira@estacio.br

Cecília Lima de Queirós Mattoso

Doutora em Administração (COPPEAD/UFRJ) - Professor Adjunto, Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA), Universidade Estácio de Sá. cecilia.mattoso@estacio.br

Antônio Carlos Magalhães da Silva

Doutor em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ) - Professor Adjunto, Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA), Universidade Estácio de Sá. antonio.magalhaes@bcb.gov.br

Publicado
2017-11-13
Como Citar
Barros, S. de J. M. de, Vieira, P. R. da C., Mattoso, C. L. de Q., & Silva, A. C. M. da. (2017). Determinantes psicológicos na atitude de consumo de crédito. Revista Vianna Sapiens, 7(1), 30. Recuperado de https://viannasapiens.com.br/revista/article/view/192

Most read articles by the same author(s)