Satisfação dos usuários do metrô do Rio de Janeiro:

um estudo realizado com modelagem de equações estruturais

Autores

  • Antônio Tomé R. M. dos Santos
  • Eduardo Dias Coutinho
  • Paulo Roberto da Costa Vieira

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v8i2.238

Palavras-chave:

SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR, MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS, SERVIÇO DE METRÔ

Resumo

A satisfação do cliente é de fundamental importância para garantir fluxo estável e crescente de consumidores, por meio da lealdade dos existentes e da comunicação oral positiva, atraindo novos clientes. O presente trabalho objetivou estudar a satisfação dos usuários de transporte público metroviário na cidade do Rio de Janeiro com os serviços prestados pelo MetrôRio. Na coleta de dados, empregou-se a pesquisa de survey, com utilização de questionário estruturado. Posteriormente, os dados foram tratados por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE), com base em Mínimos Quadrados Parciais (MQP). Os resultados confirmaram que a satisfação do usuário sofre impacto estatisticamente significativo da qualidade do serviço, das expectativas e do valor percebido.

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Biografia do Autor

Antônio Tomé R. M. dos Santos

Mestrando em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA). Universidade Estácio de Sá (UNESA). e-mail: antoniotrms@gmail.com

Eduardo Dias Coutinho

Mestrando em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA). Universidade Estácio de Sá (UNESA),  e-mail: ediascoutinho@yahoo.com.br

Paulo Roberto da Costa Vieira

Doutor em Administração (COPPEAD/UFRJ) – Professor Adjunto do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA). Universidade Estácio de Sá (UNESA). e-mail: paulo.vieira@estacio.br

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Publicado

2017-12-12

Como Citar

Santos, A. T. R. M. dos, Coutinho, E. D., & Vieira, P. R. da C. (2017). Satisfação dos usuários do metrô do Rio de Janeiro:: um estudo realizado com modelagem de equações estruturais. Revista Vianna Sapiens, 8(2), 20. https://doi.org/10.31994/rvs.v8i2.238

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