VALOR PERCEBIDO PELOS CLIENTES DE SERVIÇOS PRESTADOS POR UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM ANÁLISE FATORIAL

  • Juliana Reis Bernardes
  • Rodrigo Azevedo Cardoso
  • Wagner Rodolfo Moreira
  • Paulo Roberto da Costa Vieira
Palavras-chave: VALOR PERCEBIDO, ANÁLISE FATORIAL, AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL.

Resumo

A ampla oferta de opções de instituições de ensino superior disponível no mercado brasileiro tem acarretado o incremento da competitividade, sendo, nesse ponto, necessário o contínuo monitoramento da satisfação e, sobretudo, do valor percebido pelos clientes das instituições de ensino superior (IES) privadas. Nesse aspecto, o presente estudo buscou verificar as dimensões que constituem o valor percebido por clientes de uma Instituição de Ensino Superior privada de Niterói-RJ. Para tal, partindo do estudo de Leblanc e Nguyen (1999), foi desenvolvido um questionário estruturado, com escala Likert de cinco pontos, que capta o valor funcional da relação preço/qualidade, imagem, valor social e valor funcional. Através da condução de uma survey e por meio da utilização de análise descritiva e análise fatorial exploratória, notou-se, a título de resultados, que as dimensões que mais constituem o valor percebido pelos clientes da IES pesquisada foram: relação preço/qualidade, valor social e imagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Reis Bernardes

Mestranda em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA) - julianareis3d@gmail.com

Rodrigo Azevedo Cardoso

Mestrando em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA) - rodrigo.cardoso@estacio.br

Wagner Rodolfo Moreira

Mestrando em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA)

Paulo Roberto da Costa Vieira

Doutor em Administração (COPPEAD/UFRJ) - paulo.vieira@estacio.br

Publicado
2017-11-08
Como Citar
Bernardes, J. R., Cardoso, R. A., Moreira, W. R., & Vieira, P. R. da C. (2017). VALOR PERCEBIDO PELOS CLIENTES DE SERVIÇOS PRESTADOS POR UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM ANÁLISE FATORIAL. Revista Vianna Sapiens, 6(2), 24. Recuperado de https://viannasapiens.com.br/revista/article/view/177

Most read articles by the same author(s)