Editorial

Seguindo a sua proposta editorial, o presente número da revista “VIANNA SAPIENS” apresenta artigos nas áreas de Administração, Direito, Economia e Gestão Ambiental.

Nesse número, trazemos ao conhecimento dos leitores os artigos que nasceram do último PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC) das FIVJ. São cinco artigos preparados por acadêmicos, com a orientação de professores da Instituição.

Compondo a primeira seção da Revista estão os artigos do último PIC: ASPECTOS JURÍDICOS DOS BRICS: UMA ABORDAGEM DA SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA (acadêmico Thiago Pires de Oliveira e professor José Luiz Oliveira de Paula); LEI SECA – AVANÇO OU RETROCESSO? (acadêmica Edwiges Consentino Pires e professora Cíntia Toledo Miranda Chaves); A INFLAÇAO NA ECONOMIA BRASILEIRA (acadêmicos Denis de Paula, Guilherme Fernandes de Souza, Melquisedeque Martins Fernandes e professora Gláucia de Paula Falco); MAPEAMENTO DOS PONTOS DE DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E DEMOLIÇÃO IRREGULARES NA CIDADE DE JUIZ DE FORA (acadêmicas Lydia Dalamura Gomes e Marciléia Darc Campos e professora Cristiane Campos Toledo); UM ESTUDO SOBRE O MICRO E PEQUENO EMPREENDEDOR DA CIDADE DE JUIZ DE FORA (acadêmicas Aline Fernandes Almeida e Fabianna Indianna dos Reis e professora Patrícia Maia do Vale Horta).

Na segunda seção da VIANNA SAPIENS apresentamos quatro artigos de alto nível, que enriquecem a Revista e reforçam o seu caráter multidisciplinar. São eles: SUJEITOS COLETIVOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O PAPEL DAS ONGS AMBIENTALISTAS DE JUIZ DE FORA NO CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE – COMDEMA – JUIZ DE FORA – MINAS GERAIS. (professores Audrey de Souza Coimbra e Adriano de Amorim Fernandes); POLUIÇÃO SONORA: ASPECTOS AMBIENTAIS E SAÚDE PÚBLICA (acadêmico Eustáquio Couto Penido, professores Jordan Henrique de Souza e Flávio Rocha Azevedo); ALIMENTOS GRAVÍDICOS: subsistência certa, justiça incerta. (Professora Vera Carmem de Ávila Dutra e acadêmicos Arthur Carvalho Reis, Carolina da Costa Oliveira Delgado, Danilo Ferreira Abreu, Gabriel Junqueira Campos, Karen de Oliveira Munhoz, Laíse Helena de Souza, Luana Lopes Soares, Marco Antônio Monteiro, Nathalia Kneipp C. de Oliveira, Ricardo Nocera Pires, Silas Rodrigues Ferreira, Tamires de Abreu Cosendey); ENSAIO DE UMA LEGALIZAÇÃO (Advogado Ricardo Ferraz Braida Lopes).

Registramos nossa satisfação especial com a publicação do artigo “ALIMENTOS GRAVÍDICOS: subsistência certa, justiça incerta” . Ele é fruto de um grupo de estudos coordenado pela Professora Vera Carmem de Ávila Dutra e evidencia o interesse e o saudável envolvimento dos nossos acadêmicos.

Encerramos essa breve apresentação agradecendo a fundamental colaboração dos professores pareceristas. Suas avaliações foram determinantes e todos se dispuseram a colaborar com boa vontade e atenção. A todos os pareceristas nosso muito obrigado.

E, aos leitores da Revista Vianna Sapiens, bom proveito!

Professor José Luiz Oliveira de Paula 
Editor

Publicado: 2011-06-01

Artigos Multidisciplinares