v. 3 n. 1 (2012): Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2012

EDITORIAL 

É com grata satisfação que compartilharmos com a comunidade acadêmica  mais um número da Revista “Vianna Sapiens”. Este número apresenta algumas novidades, uma nova parceria na editoria, com as prof. Rachel Zacarias e Joyce Altaf,  novo visual e uma proposta editorial com apenas duas seções. Uma voltada para a área de Direito e outra, para área de  Administração e Economia.

A primeira seção desse número apresenta cinco artigos na área de Direito. O primeiro artigo, de Carlos Eduardo Paletta Guedes, reflete sobre a imparcialidade do juiz em seus múltiplos aspectos, com enfoque em seu tratamento filosófico, normativo e sua interface com o instituto da discricionariedade judicial.  A seguir, Marina Ferreira Fonseca, analisa como a penhora on-line pode ser usada como instrumento para dar eficácia ao provimento jurisdicional. A discussão sobre a limitação dos juros bancários após a emenda consitucional n. 40 de 2003 é realizada por Maria Olívia Ramos Bonfá. Já Zamira Mendes Vianna, faz uma discussão sobre os direitos sociais e os limites de sua eficácia. Para finalizar essa seção, Yussef Daibert Salomão de Campos, apresenta como três cinemas da Zona da Mata Mineira passaram por três diferentes apropriações pelos poderes públicos municipais. Dois deles em Juiz de Fora – Excelsior e Cine Teatro Central; e um em Cataguases – Cine Edgard.

A segunda seção, são apresentados quatro artigos da área Administração que tratam de assuntos diversos. O primeiro artigo, de Ana Carolina Corrêa, discute como incorporar a educação em direitos humanos na aprendizagem organizacional, por meio dos treinamentos e das práticas cotidianas desenvolvidas nas empresas. A seguir, os autores, Richard Medeiros de Araújo, Fabrício Pereira Gomes e Alba de Oliveira Barbosa Lopes, analisam as contribuições da pesquisa quantitativa e qualitativa para o campo das organizações. A discussão sobre a Rotatividade nas organizações, as causas dos desligamentos voluntários em uma empresa de serviços de Juiz de Fora é discutido por Kiane Paola Nascimento, Débora Vargas Ferreira Costa, Joyce Gonçalves Altaf e Douglas Ribeiro de Castro.

Desejamos à todos uma boa leitura e até o próximo número!

Rachel Zacarias 
Joyce Altaf

Editoras

Publicado: 2012-07-10

Artigos Multidisciplinares