Aplicação da metodologia centro de custos em serviços personalizados no segmento de salão de beleza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v16i1.1018

Palavras-chave:

gestão financeira, salão de beleza, gestão estratetica, centro de custos

Resumo

O presente artigo busca trabalhar a aplicação da metodologia de Centros de Custos em um salão de beleza especializado em maquiagem e penteados para festas e eventos. Uma boa gestão financeira é um dos componentes essenciais para o sucesso de qualquer negócio, sem exceções para salões de beleza. Dentre as estratégias, a metodologia de centros de custos, possibilita a alocação e segmentação de valores dos serviços prestados em áreas distintas. Seu principal benefício é a delimitação da fonte do problema dos gastos, permitindo uma otimização adequada para maximizar a rentabilidade do negócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thalita Rabelo Almeida dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Governador Valadares

Engenheira de Produção pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestre em educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente, docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais campus Governador Valadares (IFMG-GV). Coordenadora do Curso Bacharelado em Engenharia de Produção no IFMG-GV, campus Governador Valadares.

Referências

BLOCHER, Edward J. et al. Contabilidade Gerencial. São Paulo: McGraw-Hill, 2007.

BORNIA, Antônio Cezar. Gerencial de custos em empresas modernas. Porto Alegre: Bookman, 2002.

CARVALHO, André Luiz. Custos e Preços de Venda: Formação e Gestão Estratégica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

HANSEN, Don R.; MOWEN, Maryanne. M. Contabilidade gerencial. São Paulo: Atlas, 2003.

HORNGREN, Charles T., FOSTER, George; DATAR, Srikant. M. Contabilidade gerencial. São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2004

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. São Paulo: Atlas, 2003.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

MATTOS, José Geraldo. Custo de produção: história, teoria & conceitos. 2004.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade Gerencial. 6. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2018.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Curso básico gerencial de custos. 2ª. ed. rev. e ampl. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.

SLACK, Nigel; BRANDON-JONES, Alistair; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2020.

Downloads

Publicado

2025-06-03

Como Citar

Araujo Alves, A. L., & Rabelo Almeida dos Santos, T. (2025). Aplicação da metodologia centro de custos em serviços personalizados no segmento de salão de beleza . Revista Vianna Sapiens, 16(1), 22. https://doi.org/10.31994/rvs.v16i1.1018