O PROCESSO DE INSERÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO MERCADO DE TRABALHO

UM ESTUDO DE CASO EM UMA MONTADORA DE AUTOMÓVEIS

Autores

  • Geisiane Tassinari Ribeiro
  • André Ferreira
  • Luiz Carlos Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v5iEspecial.140

Palavras-chave:

PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, INCLUSÃO NAS ORGANIZAÇÕES, GESTÃO DE PESSOAS.

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar, por meio de estudo de caso, as dificuldades na contratação de mão de obra com necessidades especiais, as ações empreendidas e o que ainda necessita ser feito por uma empresa, situada no Sul Fluminense, visando se adequar e cumprir os requisitos da Lei de Cotas. Na revisão teórica, aborda-se a definição de deficiência e seus tipos para que se enquadrem na lei de reserva de vagas no mercado de trabalho, a legislação que assegura os direitos das pessoas com necessidades especiais e as técnicas de recrutamento, seleção e práticas de retenção de PcNE. Para a coleta de dados, foram aplicados de questionários a 8 gestores e 8 colegas de trabalho de funcionários deficientes e reabilitados, e realizada entrevistas com os responsáveis das áreas de relações industriais, recrutamento e seleção e medicina do trabalho. Os resultados indicam que as práticas atuais realizadas pela empresa para a inclusão social são mínimas e objetivam apenas o cumprimento da Lei de Cotas, verificando-se também que não há campanhas de socialização ou integração dos funcionários com deficiência com os demais setores da organização. Concluiu-se, a partir dos dados coletados, que é necessário um processo organizacional que estimule a quebra de preconceitos e sensibilização da sociedade da qual a PcNE está inserido, e que incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho deve ser um processo planejado e ocorrer de dentro para fora da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geisiane Tassinari Ribeiro

Graduada em Administração (UFF).

André Ferreira

Doutor em Políticas Públicas (UFRJ). Mestre em Administração (UFRRJ). Graduado em Economia (UERJ). Professor na UFF – ICHS.

Luiz Carlos Rodrigues

Mestre em Gestão e Estratégia em Negócios (UFRRJ). Especialista em Gestão de Recursos Humanos; Gerência Superior de Empresas; Gestão em Negócios. Graduado em Administração (UBM). Professor Assistente (UFF – ICHS).

Downloads

Publicado

2017-10-23

Como Citar

Ribeiro, G. T., Ferreira, A., & Rodrigues, L. C. (2017). O PROCESSO DE INSERÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA MONTADORA DE AUTOMÓVEIS. Revista Vianna Sapiens, 5(Especial), 29. https://doi.org/10.31994/rvs.v5iEspecial.140