UM ESTUDO EM FRANQUIAS DO SETOR DE ALIMENTAÇÃO NO BRASIL E OS CONFLITOS INTRÍNSECOS DA RELAÇÃO FRANQUEADOR FRANQUEADO

Autores

  • Marcos Antonio Ribeiro Andrade
  • Jennifer de Oliveira Yokoi
  • Carina Araújo do Nascimento

Palavras-chave:

EMPREENDEDORISMO., FRANQUIAS., INVESTIGAR., CONFLITOS., RELACIONAMENTO.

Resumo

A partir da década 1990, discussões sobre o empreendedorismo começaram a ganha relevância para as áreas acadêmica e empresarial, uma das práticas empreendedoras que presentaram resultados favoráveis na última década foi o mercado de franquias brasileiro. Esta pesquisa tem como foco estudar conflitos decorrentes do relacionamento entre o franqueador e franqueado. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivo investigar quais são as dimensões que podem originar o conflito e como esses são tratados na perspectiva do franqueador. É uma pesquisa bibliográfica documental, de natureza exploratória descritiva, quali-quantitativa, investigou as dimensões que podem causar conflitos tais como perda de confiança, desmotivação, perfil inadequado e perda de foco. Por fim, apesar do mercado de franquias apresentarem vantagens ainda possui riscos, e uma das ameaças desse negócio é o conflito, e é fundamental que antes de se aderir a esse mercado, procure avaliar se é a melhor escolha de negócio para seu perfil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Ribeiro Andrade

Mestre em Administração pela Universidade do vale do Itajaaí – Univali. Professor/Consultor em Estratégia Organizacional. Fundação Osvaldo Aranha – Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA e-mail: marcosarandrade@gmail.com

Jennifer de Oliveira Yokoi

Graduada em Administração pela Fundação Osvaldo Aranha – Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Carina Araújo do Nascimento

Graduada em Administração pela Fundação Osvaldo Aranha – Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Downloads

Publicado

2017-10-30

Como Citar

Andrade, M. A. R., Yokoi, J. de O., & Nascimento, C. A. do. (2017). UM ESTUDO EM FRANQUIAS DO SETOR DE ALIMENTAÇÃO NO BRASIL E OS CONFLITOS INTRÍNSECOS DA RELAÇÃO FRANQUEADOR FRANQUEADO. Revista Vianna Sapiens, 6(1), 28. Recuperado de https://viannasapiens.com.br/revista/article/view/164