OS JOVENS E A CRIMINALIDADE

DAS ORIGENS DO PROBLEMA ATÉ AS POLÍTICAS DE REINSERÇÃO SOCIAL

Autores

  • Raíza Durço Antunes
  • Letícia Fonseca Paiva Delgado

Palavras-chave:

JOVENS., CRIMINALIDADE., POSSÍVEIS CAUSAS, REINSERÇÃO SOCIAL

Resumo

O objetivo básico do presente trabalho foi observar as possíveis causas que levam os jovens a delinqüir, tendo em vista a crescente taxa de crimes cometidos por crianças e adolescentes que vem sendo observada atualmente. A metodologia de pesquisa foi basicamente bibliográfica, retirada de sítios da internet, jornais e baseada em dados estatísticos e empíricos. Concluiu-se com este trabalho que não existe um único fator, nem mesmo um conjunto de fatores determinantes para a criminalidade, ma que o desajuste em alguns setores, como o familiar ou educacional, pode levar o jovem a ter uma propensão maior ao crime. Outrossim, foi observado que muitas das medidas utilizadas pelo Poder Público para reinserir os jovens na sociedade não cumprem o seu objetivo, seja pela falta de capacidade daqueles que as coordenam, seja porque não são aplicadas da forma que dispõe a lei.

Downloads

Biografia do Autor

Raíza Durço Antunes

Bacharel em Direito pelas Faculdades Integradas Vianna Júnior

Letícia Fonseca Paiva Delgado

Graduada em Direito pelas Faculdades Integradas Vianna Júnior em 2002. Pós-graduada em Direito Penal e processo penal. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2017-11-01

Como Citar

Antunes, R. D., & Delgado, L. F. P. (2017). OS JOVENS E A CRIMINALIDADE: DAS ORIGENS DO PROBLEMA ATÉ AS POLÍTICAS DE REINSERÇÃO SOCIAL. Revista Vianna Sapiens, 6(2), 19. Recuperado de https://viannasapiens.com.br/revista/article/view/170