OS JOVENS E A CRIMINALIDADE

DAS ORIGENS DO PROBLEMA ATÉ AS POLÍTICAS DE REINSERÇÃO SOCIAL

  • Raíza Durço Antunes
  • Letícia Fonseca Paiva Delgado
Palavras-chave: JOVENS., CRIMINALIDADE., POSSÍVEIS CAUSAS, REINSERÇÃO SOCIAL

Resumo

O objetivo básico do presente trabalho foi observar as possíveis causas que levam os jovens a delinqüir, tendo em vista a crescente taxa de crimes cometidos por crianças e adolescentes que vem sendo observada atualmente. A metodologia de pesquisa foi basicamente bibliográfica, retirada de sítios da internet, jornais e baseada em dados estatísticos e empíricos. Concluiu-se com este trabalho que não existe um único fator, nem mesmo um conjunto de fatores determinantes para a criminalidade, ma que o desajuste em alguns setores, como o familiar ou educacional, pode levar o jovem a ter uma propensão maior ao crime. Outrossim, foi observado que muitas das medidas utilizadas pelo Poder Público para reinserir os jovens na sociedade não cumprem o seu objetivo, seja pela falta de capacidade daqueles que as coordenam, seja porque não são aplicadas da forma que dispõe a lei.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raíza Durço Antunes

Bacharel em Direito pelas Faculdades Integradas Vianna Júnior

Letícia Fonseca Paiva Delgado

Graduada em Direito pelas Faculdades Integradas Vianna Júnior em 2002. Pós-graduada em Direito Penal e processo penal. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Publicado
2017-11-01
Como Citar
Antunes, R. D., & Delgado, L. F. P. (2017). OS JOVENS E A CRIMINALIDADE: DAS ORIGENS DO PROBLEMA ATÉ AS POLÍTICAS DE REINSERÇÃO SOCIAL. Revista Vianna Sapiens, 6(2), 19. Recuperado de https://viannasapiens.com.br/revista/article/view/170