CAPTAÇÃO DE RECURSOS PELO TERCEIRO SETOR:

A IMPORTÂNCIA DE UM INTERMEDIÁRIO COMO CANAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE DOADOR E TOMADOR

Autores

  • Fernando Ramos Lengler PUCRS
  • Ricardo de Lima Caiubi Cruz USMP
  • Alessandra de Linhares Jacobsen UFSC

Palavras-chave:

ORGANIZAÇÃO NÃOGOVERNAMENTAL, TERCEIRO SETOR, MARKETING SOCIAL

Resumo

Este trabalho propõe-se a identificar as características da captação de recursos e da estrutura organizacional do Terceiro Setor. Foi realizado um estudo teórico, buscando-se na literatura temas como Terceiro Setor, marketing em empresas sem fins lucrativos e a captação de recursos. Os estudos indicam a presença de características estruturais semelhantes entre organizações sem fins lucrativos e organizações estatais e privadas, destacando-se o planejamento e a necessidade de recursos para investimentos. As principais fontes de recursos das organizações pesquisadas são organizações públicas e privadas. Identificou-se que o resultado das empresas sem fins lucrativos, esperado pelos órgãos financiadores públicos é a qualidade do cumprimento do projeto, enquanto que para os órgãos privados é a melhoria de sua imagem no mercado. Com isso, verificou-se a necessidade de haver um intermediador para ambos os casos, que facilitasse a negociação e a identificação dos resultados para cada financiador e investidor.

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Biografia do Autor

Fernando Ramos Lengler, PUCRS

Especialista em Gestão e Marketing Estratégico de Negócios – FEPESE/UFSC e Bacharel em Ciências Econômicas – PUCRS. E-mail: fernandolengler@gmail.com

Ricardo de Lima Caiubi Cruz, USMP

Especialista em Gestão e Marketing Estratégico de Negócios – FEPESE/UFSC e Graduado em Publicidade e Propaganda – USMP. E-mail: rcaiubi@gmail.com

Alessandra de Linhares Jacobsen, UFSC

Mestrado em Administração – UFSC e Doutora em Engenharia de Produção - UFSC

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Publicado

2017-09-15

Como Citar

Lengler, F. R., Cruz, R. de L. C., & Jacobsen, A. de L. (2017). CAPTAÇÃO DE RECURSOS PELO TERCEIRO SETOR:: A IMPORTÂNCIA DE UM INTERMEDIÁRIO COMO CANAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE DOADOR E TOMADOR. Revista Vianna Sapiens, 1(1), 21. Recuperado de https://viannasapiens.com.br/revista/article/view/18