Da Tria Officia ao marketing holístico:
relações entre o marketing do século XXI e a retórica do século I A.C.
Palavras-chave:
ORATÓRIA, CÍCERO, TRIA OFFICIA, COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR, ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING.Resumo
Este texto faz um paralelo entre os estilos de retórica, com o objetivo de persuadir os ouvintes, de Marco Tulio Cícero, através da teoria da Tria Officia, e os fatores que influenciam no comportamento do consumidor contemporâneo. O método utilizado foi o de investigação bibliográfica, realizada em publicações de Cícero, em fragmentos de sua obra em trabalhos de outros autores e também em estudos de grandes pesquisadores em Administração de Marketing. Ao final desta pesquisa, podemos concluir que, a base das teorias que fundamentam o Marketing e o Comportamento do Consumidor contemporâneo, é a mesma sistematizada na Tria Officia, datada do século I a.C. Conclui-se que até os dias atuais três formas de persuasão do cliente são usadas em larga escala: a comoção, o convencimento ou o agrado, pilares da teoria de Cícero.
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