O posicionamento da marca Pampers no youtube:

a construção de uma lovemark

Autores

  • Kamilla Avelar
  • Patrícia Scatulino
  • Henrique Cordeiro Martins

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v8i2.233

Palavras-chave:

PAMPERS, PERSONALIDADE DA MARCA, YOUTUBE, POSICIONAMENTO DA MARCA, LOVEMARK

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar de que maneira a marca de fraldas Pampers buscou construir sua personalidade no canal do Youtube. Para isto, utilizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória, por meio de um Estudo de Caso (YIN, 2001) para analisar os cinco últimos vídeos postados no Youtube pela Pampers. Os resultados mostraram que a marca procurou agregar valor às fraldas fortalecendo sua imagem e explorando valores como amor, afeto, cuidado, carinho, conforto do bebê e segurança dos pais, buscando uma conexão, acima de tudo, emocional. Tal posicionamento caracteriza a Pampers como uma lovemark. O artigo procurou discutir aspectos relacionados à personalidade da marca, não sendo conclusivo e indicando a necessidade de pesquisas futuras para ampliar tal entendimento.

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Biografia do Autor

Kamilla Avelar

Doutoranda pela Universidade Fumec. Membro do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (Conjor) e do Grupo de Pesquisa Afetos (UFMG). Bolsista da FAPEMIG. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Temporalidades pela Universidade Federal de Ouro Preto (PPGCOM/UFOP). Especialista em Gestão de Marketing pela Fundação Dom Cabral. - Bacharel em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). E-mail: kamilla_avelar@yahoo.com.br

Patrícia Scatulino

Bacharel em Administração pela Associação Brasileira de Ensino Universitário (UNIABEU). Especialista em Finanças, Auditoria, Controladoria e Tributos pela Universidade Osvaldo Aranha (UNIFOA). Mestre em Administração pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Doutoranda pela Universidade Fumec. e-mail: patricialeiteadm@hotmail.com

Henrique Cordeiro Martins

Doutor em Administração pela UFMG, com estágio sanduíche na Birmingham School (England). Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração e do Programa de Doutorado e Mestrado em Sistema de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. E-mail: henrique.martins@fumec.br

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Publicado

2017-12-12

Como Citar

Avelar, K., Scatulino, P., & Martins, H. C. (2017). O posicionamento da marca Pampers no youtube:: a construção de uma lovemark. Revista Vianna Sapiens, 8(2), 21. https://doi.org/10.31994/rvs.v8i2.233