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influenciadores Digitais, o CONAR e a Regulação da Publicidade Velada na Rede

Autores

  • Jordan Vinícius de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Doutorando em Direito Civil

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v10i2.590

Palavras-chave:

Publicidade, Publicidade Velada, CONAR, Direito à Informação, Direito do Consumidor

Resumo

Esta pesquisa visa compreender a prática de publicidade velada em plena sociedade da informação. A teoria das quatro modalidades de intervenção no comportamento humano – lei, sociedade, mercado e arquitetura –, de Lessig, e a técnica de traços de significação, de Babbie, formam o quadro teórico e metodológico. Por meio da análise de disputas relacionadas à identificação publicitária no Conselho de Autorregulamentação Publicitário (CONAR), a questão de pesquisa avalia se a arquitetura própria da web possui elementos internos capazes de incentivar as práticas de publicidade velada. Os principais resultados são assertivos no sentido de afirmar a influência da arquitetura da rede para estimular a ocorrência de tais técnicas escusas de veiculação promocional. Entretanto, constatou-se que este é um fenômeno dinâmico e acompanhado por contramedidas por parte da própria arquitetura da web, bem como das dimensões legais, sociais e de mercado visando coibir a publicidade velada na rede.

 

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Biografia do Autor

Jordan Vinícius de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Doutorando em Direito Civil

Bolsista CAPES DS de Doutorado. Doutorando em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel (2016) e Mestre em Direito e Inovação (2018) pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG.

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Publicado

2019-10-29

Como Citar

Oliveira, J. V. de. (2019). Hashtag Hashtag Publi? influenciadores Digitais, o CONAR e a Regulação da Publicidade Velada na Rede. Revista Vianna Sapiens, 10(2), 28. https://doi.org/10.31994/rvs.v10i2.590

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