Franquias no Rio de Janeiro:

um estudo sobre a viabilidade econômica de lojas de cookies a partir de um caso prático

Autores

  • Paula Ignácio Pinto
  • Fábio Braun Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Celso Luiz Moreira Pieroni
  • Luiz da Costa Laurencel

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v11i2.651

Palavras-chave:

FRANQUIA. VIABILIDADE. ECONÔMICA. FINANCEIRA.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar a viabilidade de implantação de uma franquia de Cookies na zona sul da cidade do Rio de Janeiro no intuito de auxiliar aqueles que têm interesse em empreender, mas possuem poucas informações sobre os fatores que norteiam a tomada de decisão referente às franquias. Para tanto, foram realizadas projeções de tempo de retorno do investimento, taxa interna de retorno e valor presente líquido no intuito de averiguar a viabilidade de implantação da respectiva franquia. O método de análise foi o estudo de caso com base nos dados disponibilizados pela empresa para análise quantitativa e qualitativa dos indicadores. Os resultados encontrados demonstraram a viabilidade do negócio levando em consideração projeções realizadas sob a perspectiva de três cenários diferentes, assim como fatores de análise mercadológica e financeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVARENGA, Darlan. Número de redes de franquias no Brasil cai pelo 2º ano seguido. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/pme/noticia/numero-de-redes-de-franquias-no-brasil-cai-pelo-2-ano-seguido.ghtml>. Acesso em: 14 de abril de 2018.

ABF - Associação Brasileira Franchising. Perfil das 50 maiores franquias no Brasil: Marcas associadas, ABF 2017. Disponível em: <https://www.abf.com.br/wp-content/uploads/2018/01/Perfil-das-50-maiores-Franquias-no-Brasil-Marcas-associadas-ABF-2017.pdf>. Acesso em: 15 de janeiro de 2018.

BITTENCOURT, Claudia. Como funciona a cobrança de royalties. São Paulo, 2011. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/pme/noticias/como-funciona-a-cobranca-de-royalties-2>. Acesso em: 24 de dezembro de 2017.

BRASIL. Decreto lei nº 8.955 de 15 de dezembro de 1994. Dispõe sobre o contrato de franquia empresarial (franchising) e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 13 fev. 1995. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8955.htm>. Acesso em: 09 de dezembro de 2017.

BRILHANTE, Claudia. Em 2018, a expectativa é de crescimento de vendas. Sistema Fecomércio, 2017. Disponível em: <http://www.fecomercio-ce.org.br/observatorio/sem-categoria/em-2018-expectativa-e-de-crescimento-de-vendas/>. Acesso em: 31 de janeiro de 2018.

BRITO, Flávio Augusto P.; MARTINS, Vidigal F. Fatores que influenciam a formação do preço de venda: um estudo de caso. Rio de Janeiro, 2013. Revista Linkania, Rio de Janeiro (RJ), v. 1, n. 7, p. 86-164, jun. 2013.

CAMPORA, Fernando. O que explica os casos de sucesso e de fracasso das micro franquias. Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, 2013. Disponível em: <https://revistapegn.globo.com/Melhores-franquias/noticia/2013/06/o-que-explica-os-casos-de-sucesso-e-de-fracasso-das-microfranquias.html>. Acesso em: 14 de abril de 2018.

FARO, Clovis de. Soluções analíticas para a taxa interna de retorno. Rio de Janeiro, 1987. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10438/790>. Acesso em: 25 de abril de 2018.
FERNANDES, Lina. Franquia: comentários à Lei n 8.955/94. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 22, n. 5158, 15 ago. 2017. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/36898>. Acesso em: 24 de janeiro de 2018.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. A economia do Rio de Janeiro. Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-economia-rio-janeiro.htm>. Acesso em: 16 de janeiro de 2018.

FREIRE, Debora. Mercado de franquias avança 7,8% no 3º Tri de 2017, indica ABF, 2017. Disponível em: <http://www.segs.com.br/demais/88677-mercado-de-franquias-avanca-7-8-no-3-tri-de-2017-indica-abf.html>. Acesso em: 15 de janeiro de 2018.

GIGLIOTTI, Batista. O funcionamento do sistema de franchising. In: MELO, P. L. R.; ANDREASSI, T. (orgs.). Franquias brasileiras – estratégia, empreendedorismo, inovação e internacionalização. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

GIL, Antônio. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2008.

HEITZMAN, Adam. 05 erros que as pessoas cometem ao comprar uma franquia. Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, 2017. Disponível em: <http://revistapegn.globo.com/Franquias/noticia/2017/04/5-erros-que-pessoas-cometem-ao-comprar-uma-franquia.html>. Acesso em: 24 de janeiro de 2018.

INPI - INSTITUTO Nacional da Propriedade Industrial. Manual de Marcas: Transferências de Direitos. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: <http://manualdemarcas.inpi.gov.br/projects/manual/wiki/08_Transfer%C3%AAncia_de_direitos> Acesso em: 09 de dezembro de 2017.

NOGUEIRA, Nádia Lemos; SILVA, Keuson Nilo. Apostila sobre Franquias: Franquia, Franqueado e Franqueador. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE. Brasília, Distrito Federal, 2016. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/franquias_portal_sebrae.pdf>. Acesso em: 24 de dezembro de 2017.

RIBEIRO, Adir. A essência de uma franquia de sucesso. São Paulo, 2018. Disponível em: <https://endeavor.org.br/a-essencia-de-uma-franquia-de-sucesso/> Acesso em: 09 de dezembro de 2017.

RIZZO, Marcus. Quais são as características das franquias de serviços? Revista Exame. São Paulo, 2012. Disponível em:<http://exame.abril.com.br/pme/noticias/quais-as-caracteristicas-das-franquias-de-servicos>. Acesso em: 24 de dezembro de 2017.

SAMMY, Eduardo. Top 05 erros que levam ao fechamento de franquias. 2018. Disponível em: <https://www.portaldofranchising.com.br/franquias/causas-de-fechamento-de-franquias/>. Acesso em: 14 de abril de 2018.

SCHERER, Marcelo. 05 passos para se preparar antes de abrir uma franquia. Disponível em: <https://centraldofranqueado.com.br/blog/2016/09/06/5-passos-antes-de-abrir-franquia/>. Acesso em: 14 de abril de 2018.

SILVA, Telmo J. M.; et al. Valor da relação com redes de franquias: análise comparada entre franquias convencionais e micro franquias. Revista da Micro e Pequena Empresa FACCAMP, Campinas (SP), 2014, v. 8, n. 3, p. 2-17.

TELLES, R., ROMBOLI, S. M., & SIQUEIRA, J. P. L. Marketing de relacionamento e operação de call-center: análise comparada do posicionamento de operadoras de telefonia celular em São Paulo. Revista Brasileira de Marketing – REMark, vol. 8 n. 1, p. 112-137, 2009.

VANCE, P. S.; FÁVERO, L. P. L.; LUPPE, M. R. Franquia Empresarial: Um estudo das características do relacionamento entre franqueadores e franqueados no Brasil. Revista de Administração, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 59-71, Jan/mar., 2008.

VELOSO, Leonardo. Franquias: entenda esse mercado em expansão. 2016. Disponível em:<http://br.blastingnews.com/economia/2016/03/franquias-entenda-esse-mercado-em-expansao-00808307.html>. Acesso em: 24 de janeiro de 2018.

ZUINI, Priscila; JULIO, Rennan A. 10 Passos para abrir uma franquia. Revista Pequenos Empregos Grande Negócios. São Paulo, 2016. Disponível em: <https://revistapegn.globo.com/Franquias/noticia/2016/04/10-passos-para-abrir-uma-franquia.html> . Acesso em: 14 de abril de 2018.

Downloads

Publicado

2020-08-29

Como Citar

Ignácio Pinto, P. ., Silva, F. B., Luiz Moreira Pieroni, C. ., & da Costa Laurencel, L. . (2020). Franquias no Rio de Janeiro: : um estudo sobre a viabilidade econômica de lojas de cookies a partir de um caso prático. Revista Vianna Sapiens, 11(2), 19. https://doi.org/10.31994/rvs.v11i2.651

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)