Análise reflexiva da percepção de profissionais de publicidade sobre seu processo laboral
DOI:
https://doi.org/10.31994/rvs.v12i2.802Palavras-chave:
Processo laboral; Mercado de trabalho; Profissionais de Publicidade.Resumo
O mercado de publicidade e propaganda representa um dos setores da indústria criativa, que se destaca pelo uso intensivo de inteligência e criatividade. O ambiente de acirrada competição entre os agentes econômicos materializa-se entre os colaboradores organizacionais, sob a forma de competição, pressão pelos resultados, controle de produtividade, tensionando as relações sociais. Com o intuito de contribuir para o tema em tela, foi realizada a pesquisa, com o delineamento metodológico de levantamento de campo, com seis profissionais de publicidade e propaganda, que trabalham em diversas organizações do setor, na cidade de Porto Alegre, visando evidenciar as características do processo de trabalho. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas em profundidade, com perguntas que emergiram da revisão teórica, sendo divididas em três categorias de análise, a saber, (i) rotinas de trabalho; (ii) sentido do trabalho e (iii) trabalhador criativo no contexto atual de mercado. Os resultados da pesquisa evidenciaram a crescente precarização do ambiente de trabalho, pressão pelos resultados, jornadas de trabalho exaustivas e tempo exíguo para a produção de qualidade.
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