Um resgate da construção de mercados das lives musicais no Brasil durante o período inicial da pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v15i2.996

Palavras-chave:

Construção de Mercado, Práticas de Mercado, Mercado Musical, Lives Musicais, Covid-19

Resumo

Este artigo busca resgatar os momentos iniciais da construção do mercado de lives musicais no Brasil durante a pandemia de COVID-19, sob a ótica dos Estudos de Mercado Construtivistas. Para isto, realizou-se um estudo exploratório-descritivo por meio de pesquisa documental e de dados secundários, os quais foram obtidos em reportagens veiculadas em mídias eletrônicas relacionadas ao tema no período inicial da pandemia. Os resultados demonstraram de que forma os atores realizaram práticas de representação (movimentações digitais; formatação do mercado; definição de patrocínios), de normatização (padronização de publicidade; regulamentação do consumo de produtos; regulação de política de direitos autorais) e de transação (arrecadação de doações, monetização e transações publicitárias) no contexto das lives musicais; ; estas viabilizadas, muitas vezes, por práticas estruturantes (ações publicitárias; utilização de dispositivos tecnológicos; criação de plataformas). Reconhece-se que as lives musicais tiveram um papel prepoderante para esse setor durante a pandemia de COVID-19, mas que novas práticas inerentes a mercado seriam necessárias para a sua estabilização e relevância na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Nunes Maciel, Universidade Federal de Lavras

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), área de concentração: Estratégia, Marketing e Inovação. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). 

Álvaro Leonel de Oliveira Castro, Universidade Estadual do Paraná

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus de Campo Mourão. Atua no Colegiado de Administração do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Doutor e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras. 

Referências

ALEGRIA, R; ALMEIDA, P.; ARATANGY, V.; VICTOR, B. Teoria e Prática da Pesquisa Aplicada. Elsevier Brasil, 2011.

ARAUJO, L. "Markets, market-making and marketing", Marketing Theory, v. 7, n. 3, p. 211–226, 1 set. 2007. DOI: 10.1177/1470593107080342.

ARAUJO, L., FINCH, J., KJELLBERG, H. Reconnecting Marketing to Markets. New York, UK, Oxford University Press, 2010. v. 1.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2016.

BUSTAMANTE, M. J., "AgTech and the City: The Case of Vertical Farming and Shaping a Market for Urban-Produced Food". Managing Digital Transformation, [S.l: s.n.], 2016. p. 281–297.

ÇALIŞKAN, K.; CALLON, M. Economization, part 1: shifting attention from the economy towards processes of economization. Economy and Society, v. 38, n. 3, p. 369–398, ago. 2009.

ÇALIŞKAN, K., CALLON, M. "Economization, part 2: A research programme for the study of markets", Economy and Society, v. 39, n. 1, p. 1–32, 2010.

CALLON, M. "An essay on framing and overflowing: economics externalities revised by sociology", The Sociological Review, v. 46, p. 244–269, 1998.

CALLON, M. "Peripheral Vision: Economic Markets as Calculative Collective Devices", Organization Studies, v. 26, n. 8, p. 1229–1250, out. 2005.

CALLON, M. "Revisiting marketization: from interface-markets to market-agencements", Consumption Markets and Culture, 2015.

COCHOY, F., HAGBERG, J., PETERSSON MCINTYRE, M., et al. (Org.). Digitalizing Consumption. [S.l.], Routledge, 2017.

DANIELSEN, A.; KJUS, Y. The mediated festival: Live music as trigger of streaming and social media engagement. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, v. 25, n. 4, p. 714-734, 2019.

DOGANOVA, L., KARNØE, P. "Building markets for clean technologies: Controversies, environmental concerns and economic worth", Industrial Marketing Management, v. 44, n. June 2013, p. 22–31, 2015. DOI: 10.1016/j.indmarman.2014.10.004.

EIRIZ, V.; LEITE, F. P. The digital distribution of music and its impact on the business models of independent musicians. The Service Industries Journal, v. 37, n. 13, p. 875-895, 2017.

EXAME. Na quarentena, o mundo virou uma live. Revista Exame – Eletrônica [2020]. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/revista-exame/o-mundo-e-uma-live/>. Acesso em 28 abr. 2020.

FUENTES, C., HAGBERG, J. & KJELLBERG, H. Soundtracking: music listening practices in the digital age. European Journal of Marketing, v. 53, n. 3, p. 483-503, 2019.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUIMARÃES, E. R. Dinâmica do agronegócio café sob a ótica da construção de mercados. 2019. Tese (Doutorado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.

HAGBERG, J. Agencing practices: a historical exploration of shopping bags. Consumption Markets and Culture, v. 19, n. 1, p. 111–132, 2016.

HAGBERG, J., KJELLBERG, H., COCHOY, F. "The Role of Market Devices for Price and Loyalty Strategies in 20th Century U.S. Grocery Stores", Journal of Macromarketing, 2020.

KJELLBERG, H., HAGBERG, J., COCHOY, F. "Thinking market infrastructure: Barcode scanning in the us grocery retail sector, 1967–2010", Research in the Sociology of Organizations, v. 62, p. 207–232, 2019. DOI: 10.1108/S0733-558X20190000062013.

KJELLBERG, H., HELGESSON, C.-F. "Multiple versions of markets: Multiplicity and performativity in market practice", Industrial Marketing Management, v. 35, n. 7, p. 839–855, out. 2006. DOI: 10.1016/j.indmarman.2006.05.011.

KJUS, Y.; DANIELSEN, A. Live islands in the sea of recordings: The music experience of visitors at the Øya festival. Popular Music and Society, v. 37, n. 5, p. 660-679, 2014.

LEME, P. H. M. V. A construção do mercado de cafés certificados e sustentáveis da UTZ Certified no Brasil: as práticas e os arranjos de mercado. 2015. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.

LEME, P. H. M. V., REZENDE, D. C. de. "A Construção de Mercados sob a Perspectiva da Teoria Ator-Rede e dos Estudos de Mercado Construtivistas (EMC)", Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 8, n. 2, p. 133–151, 2018.

MAASØ, A. Music Streaming, Festivals, and the Eventization of Music. Popular Music and Society, v. 41, n. 2, p. 154-175, 2018.

MAGAUDDA, P. When materiality ‘bites back’: Digital music consumption practices in the age of dematerialization. Journal of Consumer Culture, v. 11, n. 1, p. 15-36, 2011.

MCCOLL-KENNEDY, J. R.; CHEUNG, L.; FERRIER, E. Co-creating service experience practices. Journal of Service Management, v. 26, n. 2, p. 249–275, 20 abr. 2015.

MUNIESA, F.; MILLO, Y.; CALLON, M. An introduction to market devices. The Sociological Review, v. 55, p. 1–12, 10 set. 2007.

NAVEED, K.; WATANABE, C. NEITTAANMÄKI, P. Co-evolution between streaming and live music leads a way to the sustainable growth music industry – Lessons from the US experiences. Technology in Society, v. 50, p. 1-19, 2017.

PAIVA, C. M. N., LEME, P. H. M. V. "Construção de Mercados: Uma discussão sobre a relação entre Arranjos Sociomateriais e Práticas de Mercado", In: XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018, 2018.

SOUSA JÚNIOR, J. H.; RIBEIRO, L. V. H. A. S.; SANTOS, W. S.; SOARES, J. C.; RAASCH, M. #Fiqueemcasa e cante comigo: estratégia de entretenimento musical durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. Boletim de Conjuntura – BOCA, v. 2, n. 4, p. 72-85, 2020.

SOUZA, C. E. C., LEME, P. H. M. V., RIBEIRO, S. L. C., Zanola, F. A. "Os Estudos de Construção de Mercado: Uma Sistematização Teórica", In: Anais do XII CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, p. 1–10, 2019.

SPILKER, H. S.; COLBJØRNSEN, T. The dimensions of streaming: toward a typology of an evolving concept. Media, Culture & Society, p. 1-16, 2020.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

URBINATI, A.; CHIARONI, D.; CHIESA, V.; FRANZÒ, S.; FRATTINI, F. How Incumbents Manage Waves of Disruptive Innovations: An Exploratory Analysis of Global Music Industry. International Journal of Innovation and Technology Management, v. 16, n. 1, 2019.

Downloads

Publicado

2024-12-03

Como Citar

Nunes Maciel, G., & de Oliveira Castro, Álvaro L. (2024). Um resgate da construção de mercados das lives musicais no Brasil durante o período inicial da pandemia de Covid-19 . Revista Vianna Sapiens, 15(2), 32. https://doi.org/10.31994/rvs.v15i2.996