A ANÁLISE DA ESPECIFICIDADE DE CONCEPÇÃO ESTRATÉGICA DE TRÊS SUBSIDIÁRIAS DE EMPRESAS MULTINACIONAIS
Keywords:
CONCEPÇÃO ESTRATÉGICA, MULTINACIONAIS., ORGANIZAÇÕES.Abstract
A decisão de realizar o investimento direto no país estrangeiro e constituir uma unidade própria é tomada, na maioria das vezes, em conseqüência do aumento no volume de produção e com base em uma série de fatores e variáveis observáveis e conhecidos. As opções tradicionais de internacionalizar as operações consistem de (i) construção de uma planta fabril própria; (ii) de aquisição de uma empresa local, com marca própria e rede consolidada de clientes, fornecedores e parceiros; (iii) de associação a uma empresa local, através da modalidade de joint-venture. Cada uma das alternativas apresenta diferentes formas de configuração de recursos tecnológicos e gerenciais, tangíveis e intangíveis, capacidades e competências, disponibilizadas às subsidiárias para a sua coordenação. A pesquisa realizada pelo método de estudo de caso múltiplo apresenta resultados que evidenciam a alteração no direcionamento estratégico de três subsidiárias de multinacionais localizadas no sul do Brasil.
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