Educação financeira no Brasil:

uma análise da estratégia nacional para a educação financeira (ENEF) sob a ótica do processo de elaboração de políticas públicas

Authors

  • Fabrício Pereira Soares Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Emmanuely Marchito Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) https://orcid.org/0000-0003-3637-9975

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v10i2.581

Keywords:

Educação Financeira, Políticas Públicas, Estratégia Nacional da Educação Financeira

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de elaboração de uma política pública específica do Governo Federal brasileiro: a Estratégia Nacional da Educação Financeira (ENEF). Tal política foi criada com o intuito de inserir conceitos ligados à gestão do dinheiro e às finanças pessoais no currículo de escolas públicas. Para que tal objetivo seja atingido, foram buscadas referências no sentido de conceituar a Educação Financeira e mostrar o contexto que permitiu que o tema se tornasse objeto de debate na sociedade e nos órgãos de governo. Para se avaliar esta política pública, buscou-se as contribuições dos autores Thomas Dye, Stephen Ball, Richard Bowe e Anne Gold, que descrevem as etapas do processo de formulação de políticas. O surgimento da ENEF foi analisado tendo em vista as etapas apresentadas por estes autores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Emmanuely Marchito, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduanda em Ciências Contábeis na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACC/UFJF)

References

ABECS. Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços. Disponível em: < https://www.abecs.org.br/abecs-noticias> Acesso em: 06/07/2019.

ANDREZO, A. F.; LIMA, I. S. Mercado financeiro: aspectos históricos e conceituais. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

ARAÚJO, Fábio de Almeida Lopes; DE SOUZA, Marcos Aguirre Pimenta. Educação Financeira para um Brasil sustentável: Evidências da necessidade de atuação do Banco Central do Brasil em educação financeira para o cumprimento de sua missão. Trabalhos para discussão, Banco Central do Brasil: Brasília, 2012.

BAIN & COMPANY. As oito grandes tendências do crescimento até 2020. Disponível em: <http://www.bain.com/offices/saopaulo/pt/Images/The_great_eight_POR.PDF> Acesso em: 01/08/2014.

BALL, Stephen; MAINARDES, Jefferson (org.). Políticas educacionais – questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Relação de Instituições em Funcionamento no País. Disponível em: < https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/relacao_instituicoes_funcionamento > Acesso em: 06/07/2019.

BITTAR, Mariluce; OLIVEIRA, João Ferreira (org.). Gestão e políticas da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

BOWE, R; BALL, S. GOLD, A. Reforming education & changing schools: case studies in policy sociology. Londres: Routledge, 1992.

BRASIL. Decreto 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7397.htm> Acesso em: 02/07/2019.

CAMARGO, Patrícia Olga. A evolução recente do setor bancário no Brasil. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

CONDÉ, Eduardo Salomão. Abrindo a caixa: dimensões e desafios na análise de Políticas Públicas. Pesquisa e Debate em Educação, v. 2, p. 78-100, 2013.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO - CNC. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: <http://cnc.org.br/central-do-conhecimento/pesquisas/economia/pesquisa-nacional-de-endividamento-e-inadimplencia-do--32> Acesso em 02/07/2019.

DUARTE, Alice. A antropologia e o estudo do consumo: revisão crítica das suas relações e possibilidades, Etnográfica, vol. 14 (2), p. 363-393, 2010.

DYE, Thomas R. Understanding public policy. Boston: Longman, 2010.

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BANCOS. Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2019. São Paulo, 2019. Disponível em: < https://cmsportal.febraban.org.br/Arquivos/documentos/PDF/Pesquisa-FEBRABAN-Tecnologia-Bancaria-2019.pdf > Acesso em: 05/07/2019

FEDERAÇÃO ÚNICA DOS PETROLEIROS. Disponível em: < https://fup.org.br/ultimas-noticias/item/22628-quase-um-milhao-de-brasileiros-caiu-das-classes-a-e-b-em-2017 > Acesso em: 05/07/2019

GITMAN, Lawrence. Princípios de Administração Financeira. São Paulo: Pearson, 2007.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Pesquisa de Orçamento Familiar 2008-2009. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pof/2008_2009/POFpublicacao.pdf> Acesso em 17 jul. 2014.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan/abr 2006.

MARTINS, J.P. Educação Financeira ao alcance de todos. São Paulo: Fundamento, 2004.

MASON, Carolynne L.J.; WILSON, Richard M.S.. Conceptualising financial literacy. Occasional Paper, 2000:7. Loughborough: Business School, Loughborough University, 2000.

MEAD, L. M. “Public Policy: Vision, Potential, Limits”, Policy Currents, Fevereiro: 1-4. 1995.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT – OECD. Recommendation on principles and good practices for financial education and Awareness. Jul. 2005. Disponível em <http://www.oecd.org/finance/financial-education/35108560.pdf> Acesso em: 12/08/2018.

_____________________. High-level principles on National Strategies for Financial Education. 2012. Disponível em <http://www.oecd.org/finance/financial-education/OECD_INFE_High_Level_Principles_National_Strategies_Financial_Education_APEC.pdf> Acesso em: 05/09/2018.

PINHEIRO, J.L. Mercado de Capitais – Fundamentos e técnicas. São Paulo: Ed. Atlas, 2009.

REICH, Robert. Supercapitalism: The transformation of business, democracy and everyday life. New York: Alfred A. Knopf, 2007.

SABATIER, P. Political Science and Public Policy. Political Science and Politics, Vol. 24, No. 2, p 144-147, Jun. 1991.

SAVOIA, José Roberto Ferreira; SAITO, André Taue; SANTANA, Flávia de Angelis. Paradigmas da Educação Financeira no Brasil, Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, 41 (6): p. 1121-1141, Nov/Dez, 2007.

SERASA EXPERIAN. Indicadores Econômicos. Disponível em: < https://www.serasaexperian.com.br/amplie-seus-conhecimentos/indicadores-economicos > Acesso em: 05/07/2019.

SIMIELLI, Lara Elena Ramos. Coalizões em Educação no Brasil: A pluralização da sociedade civil na luta pela melhoria da educação pública. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Escola de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas. São Paulo, 2008.

SOARES, F.P., ALVIM, M.A.. Lar S.A. Você e sua família na rota da prosperidade. São Paulo: Ed. Saraiva., 2007.

SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, nº16, jul/dez 2006, p. 20-45.

VITT, L.A.; REICHBACH, G.M.; KENT, J.L.; SIEGENTHALER, JK.. Goodbye to Complacency - Financial Literacy Education in the U.S. 2000-2005, Institute for Socio Financial Studies, Middleburg, VA, USA, 2005.

Published

2019-10-29

How to Cite

Soares, F. P., & Marchito, E. (2019). Educação financeira no Brasil: : uma análise da estratégia nacional para a educação financeira (ENEF) sob a ótica do processo de elaboração de políticas públicas. Revista Vianna Sapiens, 10(2), 34. https://doi.org/10.31994/rvs.v10i2.581