Educação financeira no Brasil:
uma análise da estratégia nacional para a educação financeira (ENEF) sob a ótica do processo de elaboração de políticas públicas
DOI:
https://doi.org/10.31994/rvs.v10i2.581Keywords:
Educação Financeira, Políticas Públicas, Estratégia Nacional da Educação FinanceiraAbstract
O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de elaboração de uma política pública específica do Governo Federal brasileiro: a Estratégia Nacional da Educação Financeira (ENEF). Tal política foi criada com o intuito de inserir conceitos ligados à gestão do dinheiro e às finanças pessoais no currículo de escolas públicas. Para que tal objetivo seja atingido, foram buscadas referências no sentido de conceituar a Educação Financeira e mostrar o contexto que permitiu que o tema se tornasse objeto de debate na sociedade e nos órgãos de governo. Para se avaliar esta política pública, buscou-se as contribuições dos autores Thomas Dye, Stephen Ball, Richard Bowe e Anne Gold, que descrevem as etapas do processo de formulação de políticas. O surgimento da ENEF foi analisado tendo em vista as etapas apresentadas por estes autores.
Downloads
References
ANDREZO, A. F.; LIMA, I. S. Mercado financeiro: aspectos históricos e conceituais. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
ARAÚJO, Fábio de Almeida Lopes; DE SOUZA, Marcos Aguirre Pimenta. Educação Financeira para um Brasil sustentável: Evidências da necessidade de atuação do Banco Central do Brasil em educação financeira para o cumprimento de sua missão. Trabalhos para discussão, Banco Central do Brasil: Brasília, 2012.
BAIN & COMPANY. As oito grandes tendências do crescimento até 2020. Disponível em: <http://www.bain.com/offices/saopaulo/pt/Images/The_great_eight_POR.PDF> Acesso em: 01/08/2014.
BALL, Stephen; MAINARDES, Jefferson (org.). Políticas educacionais – questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Relação de Instituições em Funcionamento no País. Disponível em: < https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/relacao_instituicoes_funcionamento > Acesso em: 06/07/2019.
BITTAR, Mariluce; OLIVEIRA, João Ferreira (org.). Gestão e políticas da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
BOWE, R; BALL, S. GOLD, A. Reforming education & changing schools: case studies in policy sociology. Londres: Routledge, 1992.
BRASIL. Decreto 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7397.htm> Acesso em: 02/07/2019.
CAMARGO, Patrícia Olga. A evolução recente do setor bancário no Brasil. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
CONDÉ, Eduardo Salomão. Abrindo a caixa: dimensões e desafios na análise de Políticas Públicas. Pesquisa e Debate em Educação, v. 2, p. 78-100, 2013.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO - CNC. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: <http://cnc.org.br/central-do-conhecimento/pesquisas/economia/pesquisa-nacional-de-endividamento-e-inadimplencia-do--32> Acesso em 02/07/2019.
DUARTE, Alice. A antropologia e o estudo do consumo: revisão crítica das suas relações e possibilidades, Etnográfica, vol. 14 (2), p. 363-393, 2010.
DYE, Thomas R. Understanding public policy. Boston: Longman, 2010.
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BANCOS. Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2019. São Paulo, 2019. Disponível em: < https://cmsportal.febraban.org.br/Arquivos/documentos/PDF/Pesquisa-FEBRABAN-Tecnologia-Bancaria-2019.pdf > Acesso em: 05/07/2019
FEDERAÇÃO ÚNICA DOS PETROLEIROS. Disponível em: < https://fup.org.br/ultimas-noticias/item/22628-quase-um-milhao-de-brasileiros-caiu-das-classes-a-e-b-em-2017 > Acesso em: 05/07/2019
GITMAN, Lawrence. Princípios de Administração Financeira. São Paulo: Pearson, 2007.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Pesquisa de Orçamento Familiar 2008-2009. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pof/2008_2009/POFpublicacao.pdf> Acesso em 17 jul. 2014.
MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan/abr 2006.
MARTINS, J.P. Educação Financeira ao alcance de todos. São Paulo: Fundamento, 2004.
MASON, Carolynne L.J.; WILSON, Richard M.S.. Conceptualising financial literacy. Occasional Paper, 2000:7. Loughborough: Business School, Loughborough University, 2000.
MEAD, L. M. “Public Policy: Vision, Potential, Limits”, Policy Currents, Fevereiro: 1-4. 1995.
ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT – OECD. Recommendation on principles and good practices for financial education and Awareness. Jul. 2005. Disponível em <http://www.oecd.org/finance/financial-education/35108560.pdf> Acesso em: 12/08/2018.
_____________________. High-level principles on National Strategies for Financial Education. 2012. Disponível em <http://www.oecd.org/finance/financial-education/OECD_INFE_High_Level_Principles_National_Strategies_Financial_Education_APEC.pdf> Acesso em: 05/09/2018.
PINHEIRO, J.L. Mercado de Capitais – Fundamentos e técnicas. São Paulo: Ed. Atlas, 2009.
REICH, Robert. Supercapitalism: The transformation of business, democracy and everyday life. New York: Alfred A. Knopf, 2007.
SABATIER, P. Political Science and Public Policy. Political Science and Politics, Vol. 24, No. 2, p 144-147, Jun. 1991.
SAVOIA, José Roberto Ferreira; SAITO, André Taue; SANTANA, Flávia de Angelis. Paradigmas da Educação Financeira no Brasil, Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, 41 (6): p. 1121-1141, Nov/Dez, 2007.
SERASA EXPERIAN. Indicadores Econômicos. Disponível em: < https://www.serasaexperian.com.br/amplie-seus-conhecimentos/indicadores-economicos > Acesso em: 05/07/2019.
SIMIELLI, Lara Elena Ramos. Coalizões em Educação no Brasil: A pluralização da sociedade civil na luta pela melhoria da educação pública. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Escola de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas. São Paulo, 2008.
SOARES, F.P., ALVIM, M.A.. Lar S.A. Você e sua família na rota da prosperidade. São Paulo: Ed. Saraiva., 2007.
SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, nº16, jul/dez 2006, p. 20-45.
VITT, L.A.; REICHBACH, G.M.; KENT, J.L.; SIEGENTHALER, JK.. Goodbye to Complacency - Financial Literacy Education in the U.S. 2000-2005, Institute for Socio Financial Studies, Middleburg, VA, USA, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Revista Vianna Sapiens
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.