Marketing e desenvolvimento

as contribuições do marketing de lugares para impulsionar a atratividade e o crescimento de um pequeno município do RS

Authors

  • Ariosto Sparemberger UNIJUÍ
  • Claudio Edilberto Höfler
  • Cristian Sparemberger UFSC
  • Rúbia Andressa Rothe

Keywords:

Marketing de lugares, Desenvolvimento, Município.

Abstract

Este artigo analisa as contribuições do marketing de lugares no desenvolvimento de um pequeno município no interior do Rio Grande do Sul. Lugares afastados dos grandes centros urbanos e com baixa densidade populacional enfrentam dificuldades, especialmente no desenvolvimento econômico, comprometendo a oferta de serviços e infraestrutura, essenciais para a qualidade de vida dos residentes. Estudos desses locais são importantes, pois seus resultados podem ajudar gestores públicos a tomar decisões mais assertivas. Os dados foram coletados de uma amostra de moradores e analisaram-se informações sobre marketing de lugares e desenvolvimento. Os resultados indicam que o município adota estratégias de marketing de lugares e possui fatores favoráveis ao crescimento, sustentado no agronegócio, gerando atratividade. Contudo, o estudo identificou aspectos desfavoráveis ao crescimento, relacionados à oferta de serviços e infraestrutura.

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Author Biographies

Ariosto Sparemberger, UNIJUÍ

Doutor em Adeministração. Professor pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. e´-mail: ariosto@unijui.edu.br

Claudio Edilberto Höfler

Doutor em Administração. Eixo Gestão e Negócios - Instituto Federal Farroupilha - Campus Santa Rosa.

Rúbia Andressa Rothe

Administradora - Sicoob Oestecredi.

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Published

2024-08-02

How to Cite

Sparemberger, A., Höfler, C. E., Sparemberger, C., & Rothe, R. A. (2024). Marketing e desenvolvimento: as contribuições do marketing de lugares para impulsionar a atratividade e o crescimento de um pequeno município do RS. Revista Vianna Sapiens, 15(1), 24. Retrieved from https://viannasapiens.com.br/revista/article/view/995