Análise das estratégias colaborativas utilizadas no processo criativo no segmento de moda

Palavras-chave: Estratégias Colaborativas, Fornecedor, Empresa.

Resumo

As estratégias colaborativas, que consistem da formação de alianças embasadas nas relações de confiança, representam, cada vez mais, uma alternativa para as organizações, notadamente daquelas de menor porte, para continuar operando no mercado. Por meio do estudo de caso único, em um empreendimento atuante no segmento de moda e design foi analisado o processo colaborativo com a cadeia de fornecimento. O estudo de caso evidenciou fragilidades no relacionamento entre a empresa brasileira e a italiana, que prejudicam com a estratégia colaborativa e não contribuem no processo criativo, subjacente ao desenvolvimento de coleções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AHUJA, G. The Duality of Collaboration: Inducements and Opportunities in the Formation of Interfirm Linkages. Strategic Management Journal [S.I.], v. 21, n. 3, p. 317, 2000.
ALMEIDA, Leandro Cabral de; SILVA, Jorge Ferreira da; JUNIOR, Ruy Bonates de Almeida. Alianças Estratégicas e a Indústria Financeira Brasileira: Impactos das Estratégias Colaborativas e Competitivas no Desempenho dos Bancos Comerciais, Múltiplos e de Investimento. ANPAD 1998.
BARNEY Jay B., HANSEN Mark H. Trustworthiness as a Source of Competitive Advantage. Strategic Management Journal, Vol. 15, Special Issue: Competitive Organizational Behavior, (Winter, 1994), pp. 175-190
BAUM, J. A. C.; CALABRESE, T.; SILVERMAN, B. S. Don't Go It Alone: Alliance Network Composition and Startups' Performance in Canadian Biotechnology. Strategic Management Journal, v. 21, n. 3, p. 267, 2000.
COHEN, W. M.; LEVINTHAL, D. A. Absorptive Capacity: A New Perspective on Learning and Innovation. Administrative Science Quarterly, v. 35, n. 1, p. 128-152, 1990
DYER, J. H.; SINGH, H. The Relational View: Cooperative Strategy and Sources of Interorganizational Competitive Advantage. The Academy of Management Review, v. 23, n. 4, 1998
FIRJAN. Número de trabalhadores criativos cresceu 90% nos últimos dez anos http://www.firjan.org.br/economiacriativa/pages/release.aspx.Rio, 11 de dezembro de 2014 Acesso em 27 de Janeiro de 2015.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1996. 159 p.
GULATI, R.; NOHRIA, N.; ZAHEER, A. Strategic Networks. Strategic Management Journal, v. 21, n. 3, p. 203, 2000.
LANE, P. J.; LUBATKIN, M. Relative absorptive capacity and interorganizational learning. Strategic Management Journal [S.I.], v. 19, n. 5, p. 461, 1998.
LIRA, W. S. et al. Alianças estratégicas para o desenvolvimento sustentável. Sociedade & Natureza [S.I.], v. 19, p. 217-232, 2007.
NONAKA, I. A Dynamic Theory of Organizational Knowledge Creation. Organization Science, v. 5, n. 1, p. 14-37, 1994.
NOOTEBOOM, B. Social capital, institutions and trust. Review of Social Economy [S.I.], v. 65, n. 1, p. 29-53, 2007.
ROUSSEAU, D. et al. Not so different after all: a cross-discipline view of trust. Academy of Management Review [S.I.], v. 23, n. 3, p. 393-404, 1998.
SILVA, Jorge Ferreira da; MOTTA, Paulo Cesar; COSTA, Lenise Saraiva de Vasconcelos. O Coalinhamento entre as Estratégias Competitivas e Colaborativas como Forma de Influenciar o Ambiente e Melhorar o Desempenho de Empresas. III Encontro de Estudos em Estratégia. SP de 09 á 11 de maio de 2007.
WOOLTHUIS, Rosalinde Klein, HILLEBRAND Bas and NOOTEBOOM Bart. Trust, Contract and Relationship Development . in: “The Oxford Handbook of Inter-organizational relations” Cropper, Ebers, Huxham e Smith Ring. Organization Studies 2005 26: 813 European Group for Organizational Studies.May 25, 2005. 29p.
YIN; Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. 3ºedição. Bookman. 2005. 212p.
ZAHEER, A. et al. Does Trust Matter? Exploring the Effects of Interorganizational and Interpersonal Trust on Performance. Organization Science [S.I.], v. 9, n. 2, p. 141-159, 1998.

ZAHEER, A.; VENKATRAMAN, N. Relational governance as an interorganizational strategy: an empirical test of the role of trust in economic exchange. Strategic Management Journal [S.I.], v. 16, n. 5, p. 373-392, 1995.
Publicado
2018-12-21
Como Citar
Link, D., Schreiber, D., Nunes, M. F., & schmidt, S. (2018). Análise das estratégias colaborativas utilizadas no processo criativo no segmento de moda. Revista Vianna Sapiens, 9(2), 26. https://doi.org/10.31994/rvs.v9i2.375