Educação financeira no Brasil:

uma análise da estratégia nacional para a educação financeira (ENEF) sob a ótica do processo de elaboração de políticas públicas

Autores

  • Fabrício Pereira Soares Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Emmanuely Marchito Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) https://orcid.org/0000-0003-3637-9975

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v10i2.581

Palavras-chave:

Educação Financeira, Políticas Públicas, Estratégia Nacional da Educação Financeira

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de elaboração de uma política pública específica do Governo Federal brasileiro: a Estratégia Nacional da Educação Financeira (ENEF). Tal política foi criada com o intuito de inserir conceitos ligados à gestão do dinheiro e às finanças pessoais no currículo de escolas públicas. Para que tal objetivo seja atingido, foram buscadas referências no sentido de conceituar a Educação Financeira e mostrar o contexto que permitiu que o tema se tornasse objeto de debate na sociedade e nos órgãos de governo. Para se avaliar esta política pública, buscou-se as contribuições dos autores Thomas Dye, Stephen Ball, Richard Bowe e Anne Gold, que descrevem as etapas do processo de formulação de políticas. O surgimento da ENEF foi analisado tendo em vista as etapas apresentadas por estes autores.

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Biografia do Autor

Emmanuely Marchito, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduanda em Ciências Contábeis na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACC/UFJF)

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Publicado

2019-10-29

Como Citar

Soares, F. P., & Marchito, E. (2019). Educação financeira no Brasil: : uma análise da estratégia nacional para a educação financeira (ENEF) sob a ótica do processo de elaboração de políticas públicas. Revista Vianna Sapiens, 10(2), 34. https://doi.org/10.31994/rvs.v10i2.581