Marketing de experiências:
estudo de caso dos testes de experimentação comparados
Palavras-chave:
MARKETING DE EXPERIÊNCIAS., EXPERIMENTOS, ESTÍMULOS SENSORIAIS, CONSUMIDOR, MERCADOResumo
O presente estudo visa apresentar uma análise da realização de “pequenos experimentos” baseados em pressupostos provenientes do conjunto de temáticas que integram a área de conhecimentos classificada por Marketing de Experiências, apresentando sua relação teórica e uma comparação da aplicação de testagens sensoriais (isto é, projeção de estímulos que promovem reações através dos cinco sentidos humanos) utilizados por especialistas de mercado que se orientam para análises do comportamento do consumidor, com o intuito de atrair positivamente os consumidores em relação às marcas e produtos; ou seja, gerando atitudes de escolhas afirmativas, diminuindo possibilidades de rejeição, para determinadas ofertas que se apropriem das contribuições do que se evidencia em Marketing de Experiências. Para tanto, este estudo fez da utilização de técnicas e procedimentos experimentais aplicados pelas empresas no mercado e da aplicação de estimulações sensoriais, com intuito de aproximar os desejos dos entrevistados e conquistar sua maior participação para o ambiente da pesquisa. O estudo apresenta pontos positivos da utilização do marketing de experiências, além de proposições acerca de intencionalidades que podem ser melhor aprofundados com relação às práticas desenvolvidas por especialistas do mercado consumidor, podendo ser aprofundados em outras pesquisas, mas realçando a importância desta prática para as empresas se posicionarem e atraírem consumidores.
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