A MARCA AMAZÔNIA

UMA PROMESSA PUBLICITÁRIA

  • Lucivânia Filomeno Ponte
  • Irene Raguenet Troccoli
  • Marcos Nahmias da Cruz
  • Arthur Marcelo Nicolau Peixoto
Palavras-chave: Marca Amazônia, Marketing Ambiental, Sustentabilidade

Resumo

Concebida a partir da dicotomia entre uma Amazônia real e uma Amazônia simbólica, a Marca Amazônia foi produzida com o objetivo de fidelizar consumidores globais na contemporaneidade. Derivado de uma pesquisa maior sobre o canal de vendas diretas como suporte à responsabilidade ambiental, este artigo teórico apresenta revisão bibliográfica sobre Marca Amazônia, indicando-lhe a existência enquanto promessa publicitária que agrega valor mercadológico a um grande número de produtos e serviços. A Marca Amazônia, portanto, constitui uma síntese que implica três dimensões: cultural, econômica e estética. A primeira pode ser vista como resultado de um processo de intensa publicização regida pela visualidade, pela tecnicidade e pela espetacularização. A segunda é explorada pelo Marketing Ambiental e faz com que ela transite no espaço público midiatizado, com valor econômico semelhante ao da Coca-cola. A terceira dimensão sugere uma percepção estética objetiva da marca, nos seus diferentes materiais, cores, perspectivas, imagens e sabores da floresta Amazônica.

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Biografia do Autor

Lucivânia Filomeno Ponte

Mestranda do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE) da Universidade Estácio de Sá, pós-graduada em Gestão Integrada de Marketing Estratégico pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Av. Pres. Vargas, 640/22º andar - Rio de Janeiro, RJ; Tel.: (21) 8239-3973; lucivaniaponte@gmail.com

Irene Raguenet Troccoli

Doutora em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), professora do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE) da Universidade Estácio de Sá. Av. Pres. Vargas, 640/22º andar - Rio de Janeiro, RJ; Tel.: (21) 2206-9890; irene.troccoli@estacio.br

Marcos Nahmias da Cruz

Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá, graduado em Letras e com especialização em língua portuguesa pela Universidade Federal do Pará; Av. Pres. Vargas, 640/22º andar - Rio de Janeiro, RJ; Tel.: (21) 8314-7421; marcosnahmias@yahoo.com.br

Arthur Marcelo Nicolau Peixoto

Mestrando do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá, pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas; Av. Pres. Vargas, 640/22º andar - Rio de Janeiro, RJ; Tel.: (21) 8124-4707; arthurpeixoto13@gmail.com

Publicado
2017-09-20
Como Citar
Ponte, L. F., Troccoli, I. R., da Cruz, M. N., & Peixoto, A. M. N. (2017). A MARCA AMAZÔNIA: UMA PROMESSA PUBLICITÁRIA. Revista Vianna Sapiens, 2(2), 15. Recuperado de https://viannasapiens.com.br/revista/article/view/53

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