O planejamento estratégico no contexto das microempresas:
uma investigação no setor de vestuário
DOI:
https://doi.org/10.31994/rvs.v10i1.537Palavras-chave:
Estratégia, Planejamento, Planejamento estratégico, MicroempresaResumo
O estudo objetivou identificar se microempresas do setor de vestuário utilizam o processo de planejamento estratégico e se este é um fator determinante para seu crescimento e permanência no mercado. Para sua formatação, participaram da investigação um grupo de microempresas do setor de vestuário, localizados no município mineiro de Juiz de Fora. Trabalhou-se com uma pesquisa bibliográfica seguida de uma pesquisa de campo, onde foi possível realizar as conclusões. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados presencialmente a 14 microempreendedores, nos meses de setembro e outubro do ano de 2018. Os resultados demonstraram que algumas empresas não adotam o processo de planejamento estratégico, mesmo que, informalmente e outras somente algumas partes desse processo. Apesar de não fazerem uso dessa prática, a maioria dessas empresas está no mercado a mais de dez anos, o que deixa claro que este não é um fator preponderante para a sobrevivência das mesmas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Vianna Sapiens
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.