O planejamento estratégico no contexto das microempresas:

uma investigação no setor de vestuário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v10i1.537

Palavras-chave:

Estratégia, Planejamento, Planejamento estratégico, Microempresa

Resumo

O estudo objetivou identificar se microempresas do setor de vestuário utilizam o processo de planejamento estratégico e se este é um fator determinante para seu crescimento e permanência no mercado. Para sua formatação, participaram da investigação um grupo de microempresas do setor de vestuário, localizados no município mineiro de Juiz de Fora. Trabalhou-se com uma pesquisa bibliográfica seguida de uma pesquisa de campo, onde foi possível realizar as conclusões. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados presencialmente a 14 microempreendedores, nos meses de setembro e outubro do ano de 2018. Os resultados demonstraram que algumas empresas não adotam o processo de planejamento estratégico, mesmo que, informalmente e outras somente algumas partes desse processo. Apesar de não fazerem uso dessa prática, a maioria dessas empresas está no mercado a mais de dez anos, o que deixa claro que este não é um fator preponderante para a sobrevivência das mesmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Henrique Tagliate Alves, Instituto Vianna Junior

Bacharel em Administração de Empresas

Juliana Maioli Laval Bernardo, Instituto Vianna Junior

Mestra em Sistemas de Gestão e professora no Instituto Vianna Junior

Tatiana Dornelas de Oliveira, Instituto Vianna Junior

Mestra em Administração de Empresas e Professora no Instituto Vianna Junior

Downloads

Publicado

2019-07-08

Como Citar

Alves, C. H. T., Bernardo, J. M. L., & Oliveira, T. D. de. (2019). O planejamento estratégico no contexto das microempresas:: uma investigação no setor de vestuário. Revista Vianna Sapiens, 10(1), 21. https://doi.org/10.31994/rvs.v10i1.537

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)